Recentemente, fui convidado a escrever uma postagem sobre como mantenho a “eficácia pessoal”. A frase em si é interessante para mim, porque pode ser aplicada a todas as áreas da vida – eficácia pessoal no trabalho, em casa com a família, em visitas a amigos – como podemos maximizar regularmente a nossa utilidade como seres humanos?

Comece o seu dia devagar

Não é nenhum segredo que gosto de começar o dia devagar sempre que possível – já escrevi sobre isso muitas vezes. Por que? Porque todos nós conhecemos pessoas que saltam da cama de manhã, correm para o trabalho, chegam em casa exaustos, ficam acordados até tarde assistindo TV ou mexendo no telefone e fazem a mesma coisa no dia seguinte. E no dia seguinte. Não é uma vida muito equilibrada ou pacífica, se você me perguntar.

Eu começo lentamente o meu dia lendo citações inspiradoras e considerando cuidadosamente o dia que está por vir. Então, em vez de correr para verificar as tarefas da minha lista de tarefas, fico pensando em como abordarei cada tarefa ou objetivo. Isso me ajuda a priorizar minha programação diária e a pensar de forma mais criativa e com menos estresse. Posso enfrentar desafios com mais energia e focar nas coisas importantes, como fazer parceria com minha equipe e estar perto da minha família. À noite, reflito sobre coisas que aconteceram durante o dia e anseio por uma nova manhã.

Estabeleça metas claras para você

Todo bom desempenho – pessoal e profissional – começa com objetivos claros. Na verdade, em nosso livro The One Minute Manager® , Spencer Johnson e eu apelidamos o Primeiro Segredo do Gerente Minuto de “Metas de Um Minuto”.

  • Cada meta é escrita em 250 palavras ou menos para que qualquer pessoa possa lê-la em um minuto. Dessa forma, você pode revisar suas metas e verificar a eficácia de cada meta sempre que desejar.
  • Depois de descobrir seus quatro ou cinco principais objetivos, liste-os em ordem de importância.
  • Agora, abaixo de cada meta, liste as tarefas que você precisa concluir para atingir essa meta e a quantidade aproximada de tempo necessária para cada uma dessas tarefas.

Listar nossos objetivos nos ajuda a esclarecer exatamente o que precisa ser feito e quando. Isso tira esse processo de nossas cabeças e o coloca bem diante de nós, onde podemos gerenciá-lo com eficácia.

Torne-se um aprendiz ao longo da vida

A maioria de nós percebe que no mundo de hoje nada permanece igual. Precisamos de ser flexíveis tanto no trabalho como em casa para lidar eficazmente com as mudanças cotidianas que sabemos que virão.

Uma maneira de se adaptar às mudanças é pensar em si mesmo como um aprendiz ao longo da vida. Quer você esteja fazendo isso para crescimento profissional ou pessoal, não importa sua idade, escolaridade ou nível de liderança, continuar aprendendo mantém sua mente e suas habilidades afiadas. Claro, estar no topo como líder é ótimo por um tempo – mas sem aprendizado contínuo, sua satisfação pessoal e eficácia no local de trabalho serão prejudicadas.

Minha esposa, Margie, é um grande exemplo de aprendiz ao longo da vida. Ela está aberta para aprender todos os dias. Ela não apenas tem aulas sobre uma variedade de tópicos, mas também expande constantemente sua mente lendo todos os livros que consegue encontrar – tanto de ficção quanto de não-ficção. E como Margie também é professora vitalícia, atualmente ela ministra cursos sobre planejamento de carreira para as gerações mais jovens em nossa empresa.

Na verdade, os melhores líderes que conheço aprendem ao longo da vida. Eles sabem que a melhoria contínua faz parte de uma liderança eficaz. E manter sua mente aberta ao aprendizado torna mais fácil se ajustar a praticamente qualquer mudança que a vida lançar em seu caminho.

Mantenha uma perspectiva positiva – conte suas bênçãos!

Embora eu seja um otimista perpétuo, não posso dizer que todo dia é um dia perfeito. Minha mãe me ensinou há muito tempo que as coisas nem sempre aconteceriam do meu jeito e que pensar positivo me ajudaria a lidar com os altos e baixos da vida. Ela estava certa!

Então, o que eu faço quando estou me sentindo um pouco deprimido e preciso melhorar meu humor? Respiro fundo e penso: como posso seguir em frente sem permitir que esse obstáculo no caminho continue arrastando minha mente para o passado? Aprendi uma lição valiosa com o livro de Spencer Johnson, The Precious Present :

“É normal aprender com o passado, mas não viva lá. E não há problema em planejar o futuro, mas também não viva lá. Se você realmente quer ser feliz ao longo da vida, não perca o que é precioso para você. Viva no presente.”

Que mensagem poderosa! Sempre me lembro disso quando me pego me sentindo mal por algo que já aconteceu ou me preocupando com coisas que ainda não aconteceram.

Finalmente, não importa quem você é ou de onde vem, não se esqueça de contar suas bênçãos. Agora que estou na casa dos oitenta, entendo que pode ser fácil cair no padrão de reclamar de dores ou outras coisas. Mas há tantas coisas na vida pelas quais devemos ser gratos. Um dos meus filmes de Natal favoritos e de Margie é White Christmas, um filme antigo, mas bom, estrelado por Bing Crosby e Danny Kaye. Há uma música naquele filme, “Count Your Blessings”, que sempre achei reconfortante. O refrão é assim:

“Se você está preocupado e não consegue dormir,

Apenas conte suas bênçãos em vez de ovelhas

E você adormecerá contando suas bênçãos.”

Então, como você se avaliaria em termos de eficácia pessoal? Você é o melhor que pode ser em todos os aspectos da sua vida ou precisa de atenção em algumas áreas? Espero ter lhe dado um pouco de reflexão!

Por : Ken Blanchard

Compartilhar: