Para quem lida com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), aprender a se organizar melhor pode fazer toda a diferença para se sentir mais produtivo e ter um dia a dia equilibrado. Aqui, vamos compartilhar algumas dicas simples e úteis sobre como usar o Método GTD®. Se este é o seu caso, vem comigo! 

Pessoas diagnosticadas com TDAH são frequentemente reconhecidas por sua criatividade, mas podem enfrentar dificuldades em manter o foco e a organização em meio ao turbilhão de pensamentos e ideias. Esse lembrar e esquecer, focar e desfocar pode desmotivar. Neste sentido, ter um método de organização, um passo a passo, é fundamental e indicado em diversos tratamentos.  

Três pontos podem favorecer seu sucesso:  

  • Crie um cérebro externo – esvaziar a mente é melhor presente que você pode se dar. Anotar o que lhe chama atenção na hora pode parecer um absurdo num primeiro momento. Coisas bem aleatórias podem aparecer, mas anotar lhe ajudará não só a ter mais foco, como também descobrir possíveis padrões, além de não perder as boas ideias. 
  • Centralize sua organização – Evite dispersar suas anotações em diversos cadernos ou aplicativos. Quanto mais centralizado o seu sistema, menos energia será gasta na captura e recuperação de informações. A intenção aqui é ‘encurtar o caminho’. 
  • Personalize seu sistema – Não existe uma abordagem única que funcione para todos. Comece com o que você tem e adapte conforme suas necessidades. Seja criativo e intuitivo na organização, com o tempo a tendencia é ganhar mais fluidez. Inicialmente esqueça o bonito e foque no que pode ser mais funcional. Para algumas pessoas o linear da lista é melhor, para outras é mais fácil lidar com post it coloridos, desenhos ou mapas mentais…  

Vale lembrar que este não é um processo linear, a mente normalmente está um caos. Tudo que puder facilitar seu raciocínio é bem-vindo, mas nem tudo é funcional para você. O ponto de comparação deve ser você mesmo. Experimente diferentes abordagens e esteja aberto a ajustes conforme necessário. O objetivo é facilitar o seu raciocínio e tornar a organização uma aliada no seu dia a dia. 

Por fim, um perfil com TDAH pode ter mais dificuldade para implementar e personalizar o método, mas é possível! Contar com cursos e mentorias pode aliviar e facilitar essa trajetória.  

E claro, sem perder de vista todo tratamento e recomendações médicas. 

Por: Marta Oliveira – instrutora GTD®

Compartilhar: