Desenvolvendo grandes hábitos de liderança: transformando bom senso em prática comum.
Os especialistas em liderança Ken Blanchard e Randy Conley estão em uma missão de tornar bom senso em prática comum quando se trata de extrair o melhor das pessoas no trabalho. Em seu novo livro, Simple Truths of Leadership Playbook, os dois autores montaram um plano de jogo de 52 semanas para se tornar um líder servidor de confiança. Essa tem sido a paixão de Conley nos últimos 15 anos, e uma área de estudo que regressa 50 anos no tempo com a Blanchard.
O foco do Conley é a confiança—um ingrediente vital em qualquer relação de trabalho.
“Alguém precisa dar o primeiro passo na direção da confiança. Os líderes são os primeiros,” diz Conley.
“A confiança não pode crescer até que alguém a ofereça. A maioria dos líderes tende a pensar que são automaticamente dignos da confiança dos outros por conta da sua posição ou títulos, o que não passa de ilusão. A verdade é que os líderes têm a responsabilidade de estender a confiança primeiro ao seu pessoal, o que lhes permite mostrar, em contrapartida, sua própria confiabilidade.”
O componente da confiança complementa o foco de décadas da Blanchard na liderança servidora —a convicção de que as pessoas lideram melhora quando servem primeiro.
“Aliderança servidora não se trata somente de outra técnica de gerenciamento,” diz Blanchard. “É um estilo de vida para pessoas com corações servidor. Em empresas dirigidas por líderes servidores, a liderança servidora passa a ser uma regra, não uma escolha—e os subprodutos são lideranças melhores, profissionais empenhados e uma empresa de alta performance.”
Em seu novo livro, Blanchard e Conley colocam o foco diretamente na mudança do saber para o fazer.
“Nós o definimos como um Manual de forma bem intencional,” diz Blanchard. “Há dois anos, introduzimos esses conceitos em nosso livro Simple Truths of Leadership Playbook para resumir tudo aquilo que estivemos ensinando ao longo dos anos. Este ano, estamos focados em ajudar líderes a partir da intenção para a ação. O conhecimento é importante, mas ele precisa ser combinado com atitude e comportamento. É nesse ponto que a ação é mais necessária. Acreditamos que o Manual realmente aborda ambos os aspectos.
“Tivemos inúmeros clientes e outras pessoas que compraram o primeiro livro nos contando as diferentes maneiras com as quais elas transmitiram a mensagem de nossas verdades simples às suas equipes e empresas,” acrescenta Conley. “Alguns nos contaram que estavam seguindo um cronograma semanal, o que nos deu a ideia: e se déssemos a eles um guia específico sobre como implementar os nossos conceitos?”
“Ken e eu conversamos sobre a possibilidade de criar um modelo padrão, mas esse modelo não parecia se encaixar às diferenças entre as verdades simples. Então, decidimos partir de algumas atividades que usamos com nossos clientes Blanchard e então associá-las a instruções autorreflexivas, avaliações e exercícios guiados. Queríamos que este livro impactasse pessoas com diferentes estilos de aprendizado. No Manual, os líderes obtêm uma prévia de algumas atividades mais aprofundadas que a Blanchard usa em nossos programas de treinamento com clientes.”
“Isso ajuda a criar uma estratégia para permanecer comprometido às suas responsabilidades,” adiciona Blanchard. “ Faço o meu melhor começando o dia devagar para poder refletir sobre como abordar cada tarefa. Posso priorizar melhor, ser mais criativo e eliminar muito estresse dessa maneira. Ao iniciar o meu dia lentamente, acho mais fácil focar nas coisas mais importantes e ter mais energia para enfrentar desafios.”
“Ao final do dia, eu busco refletir sobre o que fiz que foi consistente com o que eu queria fazer, e sobre o que eu poderia ter feito diferente. Quando você se monitora regularmente, você tem melhores chances de se manter consistente.
“Tornar-se um líder servidor de confiança é uma jornada,” diz Conley. “É algo em que estamos sempre trabalhando, não importa quão longa seja a jornada, sempre há lugar para melhorias. Aprender a construir confiança é uma habilidade—e é a base de como ser um líder servidor. Se as pessoas não confiam em você, elas não irão segui-lo, não importa quão boas sejam as suas intenções.”
Blanchard acrescenta, “Líderes que procuram iniciar essa jornada precisam deixar o ego de lado. O maior empecilho para alguém se tornar um líder servidor é a convicção de que todos os cérebros estão no seu escritório e de que todos precisam ouvi-lo.
“Mudar o seu comportamento pode significar dirigir-se a sua equipe e dizer, ‘eu preciso da sua ajuda. Meu objetivo é me tornar um líder servidor. Eu acredito que estou quase lá, mas têm áreas em que preciso de ajuda.’ A verdadeira liderança servidora se trata de nós, não de mim, e é isso que eu gostaria de garantir que estamos fazendo.”
“Como líder, quanto mais você dá aos outros e os ajuda a ter sucesso, mais isso retorna para você e ajuda você a ter sucesso como líder”, diz Conley.
“É bom senso, mas não prática comum,” diz Blanchard. “Bons líderes sabem o que fazer—eles somente precisam de ajuda para colocar os conceitos em prática. Pretendemos ajudar as pessoas a fazerem isso com o nosso Manual.
“A única maneira de ter tanto ótimos resultados quanto ótimos relacionamentos é por meio da liderança servidora, porque ela se concentra em todos os aspectos da liderança: não apenas visão e direção, mas também valores e metas. É tudo sobre nós, não sobre mim.
“Muitos gestores bem-intencionados irão ler um livro sobre liderança, dizer, ‘Isso é realmente interessante’—e então partirão para o próximo livro sem implementar o que acabaram de aprender. A obra Simple Truths of Leadership Playbook combina todas as lições que a nossa empresa tem ensinado por 45 anos com um processo de criação de bons hábitos. Se as pessoas realmente usarem os conceitos desse livro, nós faremos uma grande diferença em suas famílias, comunidades e empresas.”
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A liderança eficaz se resume à implementação de práticas cotidianas e de senso comum para ajudar as organizações a prosperar – e no entanto, para muitos líderes, esses princípios fundamentais estão ausentes em suas vidas pessoais e profissionais.
Nesta apresentação especial online, os especialistas em negócios Ken Blanchard e Randy Conley compartilharão como você pode transformar suas boas intenções em hábitos e práticas que resultam em grande liderança.
Partindo de seu novo workbook orientado para a prática, Simple Truths of Leadership Playbook: A 52-Week Game Plan for Becoming a Trusted Servant Leader, Blanchard e Conley irão revelar alguns dos seus ensinamentos e práticas favoritoas desse livro, incluindo como:
- Criar uma visão cativante de si próprio e da sua empresa
- Acelerar a performance da sua equipe usando o modelo de liderança mais poderoso do mundo
- Tornar-se um líder servidor confiável através do desenvolvimento de habilidades de confiança
- Restaurar uma confiança quebrada utilizando um processo comprovado de três passos
Não perca esta oportunidade de descobrir princípios de liderança comprovados pelo tempo que ajudarão você e os líderes em sua organização a fazer a diferença na vida daqueles que você influencia.
Por: David Witt, Blanchard®.