A rotina dos funcionários de grandes empresas e corporações envolve prazos curtos, metas a serem alcançadas, reuniões desgastantes e horas extras trabalhadas que, diversas vezes, levam ao surgimento de estresse e cansaço no ambiente de trabalho. Para combater essa realidade, alguns gestores do mundo corporativo têm adotado a prática de meditação na empresa.

A meditação traz benefícios para a saúde e bem-estar que já são conhecidos há anos. Entretanto, mais recentemente, tem sido descoberto que essa prática pode também melhorar a qualidade de vida e o desempenho dos funcionários no trabalho. 

Para implementar a meditação na empresa, é preciso entender como funciona essa prática e adequar o ambiente para recebê-la. Acompanhe o texto para saber.

Meditação na empresa

Meditar treina a mente para ser capaz de aprimorar sua capacidade de foco. No ambiente corporativo, tem sido praticada a técnica de meditação denominada mindfulness ou atenção plena.

Essa técnica é desvinculada de cunho religioso ou espiritual. Ela diz respeito a um momento de conexão entre corpo e mente, no qual se presta atenção ao momento presente e à própria existência humana. Apesar de ser necessário mais estudo na área, diversas pesquisas comprovam que a prática da meditação pode ajudar a diminuir estresse, depressão, ansiedade e até dor física.

Além disso, a prática ajuda também a aumentar a produtividade dos funcionários. Isso acontece pois o mindfulness ajuda a aumentar o foco e concentração e, consequentemente, aprimora a tomada de decisões e a clareza de pensamento. Grandes empresas como Google, Apple e P&G já usam a meditação na rotina de trabalho. 

Tempo para meditação

Muitas vezes, os gestores de empresas resistem implantar a prática da meditação na empresa pois acreditam que demandará muito tempo dos funcionários no dia a dia. Dedicar 10 a 15 minutos por dia para a meditação é o suficiente para que a prática surta efeito nos funcionários.

Organizar o horário de meditação na empresa pode ser feito de diferentes maneiras. Algumas empresas reservam alguns minutos no início ou fim do horário de almoço. Outras, estipulam horários definidos uma ou duas vezes por dia, nos quais os funcionários param o que estão fazendo para meditar. Essa definição depende da forma de trabalho da empresa. 

Ambiente adequado

A meditação na empresa é uma prática oferecida e incentivada pela instituição, mas que não deve ser imposta. Montar um espaço destinado para a prática é uma boa alternativa para que os funcionários possam se dedicar a essa atividade.

Meditar não exige nenhum equipamento específico, apenas o corpo e a mente da pessoa. Oferecer um espaço próprio para a prática ajuda com que o mindfulness seja praticado da melhor forma. Alguns pontos são importantes para se montar um local para meditação:

  • o ambiente deve ser confortável e com espaço adequado para todos os praticantes da meditação;
  • o ambiente deve ser livre de distrações (ruídos e objetos que remetem ao trabalho podem atrapalhar);
  • o ambiente deve conter elementos que remetem à natureza, como pedras, plantas e fontes, pois ajudam a acalmar a mente e a focar-se no momento presente.

Os gestores que acreditam na prática de meditação na empresa devem iniciar oferendo programas de mindfullness, palestras com especialistas na área e espaços próprios para a prática. Isso pode ser alcançado com a contratação de programas de meditação para corporações.

Organizar uma estrutura adequada aumenta a chance de adesão à prática pelos funcionários e, consequentemente, os benefícios que a meditação traz para o âmbito pessoal e profissional.

Você gostou de saber mais sobre meditação na empresa? Sua empresa usa essa prática? Então aproveite para deixar um comentário no post e nos conte como a meditação é feita no seu ambiente de trabalho!

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