Você sabia que o David Allen tem mais livros além do famoso “A Arte de Fazer Acontecer”? Vamos falar sobre cada um deles e entender um pouco da proposta de cada. Caso você esteja na dúvida sobre qual comprar, acho que esse artigo pode te ajudar!

 

1) “A Arte de Fazer Acontecer” – “Getting Things Done” (1ª versão)

Este foi o 1º livro que o David Allen escreveu, em 2001. Nele o David colocou tudo o que sabia sobre o GTD®, ou seja, foi a primeira vez que “o mundo” teve acesso ao GTD® (pelo menos neste formato).

Por muito tempo esse foi o livro “oficial” do GTD®. Porém com o passar dos anos o David percebeu que o livro estava um tanto quanto desatualizado, e que era necessário deixá-lo mais atual (ele fala de palmtop neste livro!).

Então em 2015 ele reescreveu o livro “oficial” do GTD®:

 

2 – “A Arte de Fazer Acontecer” – “Getting Things Done” (2ª versão)

Caso você esteja se perguntando… Não, a metodologia não mudou! Como eu comentei acima o David sentiu a necessidade de deixar o livro mais atemporal. Além disso ele incluiu algo muito interessante, que foram pesquisas da ciência cognitiva embasando todo o GTD®, o que deu ainda mais credibilidade a metodologia (não que precisasse né?)

Nas palavras do próprio David: “…redigitei o manuscrito original do começo ao fim, com o objetivo de revisar o conteúdo e a linguagem, identificando os pontos pendentes, obsoletos ou até falhos, para manter o livro funcional, um manual sempre atualizado, útil, relevante e aplicável no século XXI. Também queria incluir o que descobri e aprendi de mais significativo e interessante sobre as técnicas introduzidas por A arte de fazer acontecer, já que continuei envolvido no processo desde a primeira edição do livro. Ou seja, incluí minha própria compreensão do poder, da sutileza de raciocínio e da aplicabilidade do método, além da forma como foi recebido mundo afora.

O que não precisei mudar nesta reavaliação foram seus princípios básicos e suas técnicas centrais. Enquanto reformulava a edição original, percebi que tanto os princípios da produtividade sem estresse aqui descritos quanto as práticas de como aplicá-los ainda não perderam a força, e sinceramente acho que isso dificilmente acontecerá…”

Bom, estes são os livros “oficiais” do GTD®, que eu costumo chamar de “A bíblia do GTD®”. Mas além desses, o David escreveu outros livros:

 

3 – “Gerencia sua Mente, Não seu Tempo” – “Ready For Anything”

Este livro o David escreveu em 2003. Ele é dividido (como é possível ver na capa) em 52 partes.

A ideia aqui foi de trazer uma reflexão para cada semana do ano (já que o ano tem 52 semanas). Claro que é possível ler este livro de uma única vez, mas a intenção aqui foi de escrever um livro que te acompanhe por todo o ano, ou seja, que ao iniciar uma nova semana possamos ler algo novo relacionado ao GTD. Muito boa a sacada aqui né?

 

 

4 – “Faça Tudo Acontecer” – “Making it all Work”

Este livro é de 2008. Para ser muito sincera eu não o li, mas pesquisei um pouco para escrever sobre ele aqui para você. Olhando o índice vemos que o livro é basicamente sobre o GTD® mesmo: um capítulo sobre cada um dos 5 passos do GTD® e um capítulo para cada um dos Horizontes. Ou seja, parece apenas o GTD® em outra versão de livro.

Na contracapa tem a seguinte informação (tradução da versão em inglês): “…Enquanto o Getting Things Done funcionava como um kit de ferramentas essencial, Making it all work é um roteiro inestimável, ambos fornecendo rolamentos para te ajudar a determinar onde você está na vida e direções de como chegar aonde você quiser…”. Ou seja, GTD®!

 

5 – “GTD for Teens”

Escrito em 2018 por David Allen junto com Mike Williams e Mark Wallace, este livro SENSACIONAL traz uma visão simplificada do GTD®, voltado para adolescentes!

É demais pensar que se começarmos a ensinar técnicas de produtividade e organização aos adolescentes, eles terão muito menos problemas no futuro! Então aqui a proposta do livro é levar o GTD® com uma linguagem simples, muitas imagens e exemplos do dia a dia dos Teens para os Teens!

 

 

6 – “A Arte de Fazer Acontecer – Guia Prático” – “Getting Things Done Workbook”

Por último, mas não menos importante, agora em 2021 o David lançou com o Brandon Hall o Guia Prático do GTD®!

Esse livro é muito bacana, pois a ideia é realmente “pegar na mão” e nos mostrar o passo a passo para a implementação do método, já que o livro “oficial” não tem esse objetivo de “faça isso e depois aquilo”.

Agora me conta, quais desses você já leu? Qual ainda não tem, mas quer ler? Qual considera o melhor?

 

Por Michelle Rodrigues, Instrutora GTD® na Call Daniel.

Compartilhar: