Work hard x Work smart: Qual deles traz mais resultados?
Provavelmente você já ouviu o termo “work hard”, certo? O sentido aqui é bem literal: trabalhar duro para alcançar algo. E será que work hard é algo ruim? Para mim não, mas depende do que você deseja. Será que esses grandes atletas que vemos na tv não trabalham duro? Faça essa pergunta também a Silvio Santos, Steve Jobs, Bill Gates e tantos outros nomes conhecidos e desconhecidos que trabalharam, estudaram e deram o seu melhor horas a fio para alcançar seus objetivos.
Eu penso que trabalhar duro faz parte da vida e todos nós já passamos (ou estamos vivendo) por situações assim. Para mim work hard é importante e necessário, pois sei que me levará aos meus objetivos.
De toda forma, podemos ampliar um pouco nossa visão para outros horizontes. Além de work hard está se tornando popular o termo “work smart”, que seria entender o trabalho de uma forma um pouco diferente.
Work smart
De forma bem resumida, work smart diz respeito a fazer a atividade certa na hora certa. Em outras palavras mostra que primeiro é muito importante que você tenha uma visão clara de toda a sua demanda e do que necessita a sua atenção de alguma forma (aqui não estou falando apenas de trabalho ok? Vida pessoal é tão importante quanto -ou mais-que vida profissional). Tendo uma visão clara de toda a sua demanda, você poderá escolher com mais facilidade onde se engajar, ou seja, escolher uma das mil e uma coisas que temos que fazer para ser o seu foco neste momento.
Como aderir ao “work smart”
Ta bom, eu sei o que você deve estar pensando: tudo é urgente, eu tenho que dar conta de tudo pra ontem! Sim, nós iremos resolver diversas coisas durante o nosso dia, mas uma coisa por vez. Você pode fazer tudo, mas NÃO AO MESMO TEMPO (desculpe pelo grito).
Entenda, não estou falando que aquele que trabalha “smart” está trabalhando menos que aquele que trabalha “hard”, muito pelo contrário. Trabalhar de forma inteligente com certeza pode trazer mais resultados do que trabalhar duro. Muitas vezes podemos trabalhar duro e não ver resultado, certo? Sabe aquele dia que você trabalhou muito, mas ainda fica aquela sensação de não ser bom o bastante? Talvez você tenha trabalhadohard, butnotsmart.
Uma pausa para alinharmos algumas expectativas aqui: a nossa quantidade de trabalho não irá diminuir (a tendência é aumentar) e você não conseguirá zerar todo o seu trabalho, ok? Não é esse o nosso objetivo, mas sim ter certeza que você fez o que tinha que ser feito. Será que alguém que fez 10 tarefas no dia foi mais produtivo de quem fez 5? E se aquelas 10 não fossem as mais prioritárias, e aquele que fez 5 teve mais resultado, mesmo trabalhando “menos”? É isso que eu estou querendo dizer.
Trabalhar apenas hard sem o smart, além de muitas vezes não se conseguir entregar o que é necessário, temos como resultado outras consequências como cansaço, estafa mental, problemas com sono, questões familiares, entre muitas outras.
Trabalhar duro faz parte do nosso progresso, mas se puder ser smart também, melhor ainda!
E você, o que pensa sobre work hard e work smart?
Texto por: Michelle Rodrigues
Quer saber mais sobre como ter uma rotina produtiva? Confira o ebook que preparamos Introdução ao GTD®
Acesse www.calldaniel.com.br e conheça nossos treinamentos!