A Verdadeira Produtividade no GTD®: O Valor de Fazer Menos
Caro David,
Parece-me que foco e produtividade são conceitos diferentes que frequentemente são confundidos. Quando as pessoas pensam em produtividade, parecem pensar em fazer mais, mais rápido. Quando pensam em foco, parecem pensar em fazer menos, fazer mais deliberadamente. Fazer mais rapidamente, na minha opinião, significa simplesmente estar mais eficientemente frenético, e parece que muitas pessoas estão perseguindo esse ideal. Fazer menos com foco, no entanto, parece ser verdadeiramente valioso. Parece que o GTD®, como teoria e prática, favorece o aumento da produtividade—frenesi eficiente. Como você vê isso? Onde o foco se encaixa na equação do GTD®, e pode o GTD® ajudar a fazer menos, não mais?
Assinado,
Filósofo da Produtividade
Caro Filósofo,
Entendo sua pergunta e a possível discrepância entre foco e produtividade. Na verdade, eles não são opostos, mas sim dois lados da mesma moeda. Se você observar alguém que é altamente produtivo, em qualquer coisa, verá que essa pessoa está altamente focada no que está fazendo. O problema que você menciona surge do legado infeliz do conceito de “produtividade”.
É natural que as pessoas pensem nisso como simplesmente estar ocupado. Na verdade, ser produtivo significa alcançar algum resultado desejado — um produto ou uma experiência. Se você vai a uma festa para se divertir e não se diverte, essa é uma experiência improdutiva. Você pode torná-la produtiva se decidir que não irá mais a esse tipo de festa.
O GTD® não é sobre estar ocupado — é sobre estar apropriadamente engajado com o que quer que você esteja fazendo, na vida ou no trabalho. Isso pode parecer apenas estar ocupado, porque às vezes estar ativamente envolvido em algo é o que você diz a si mesmo que deveria estar fazendo. Se você encontrar alguém que realmente incorporou os princípios e práticas do GTD®, no entanto, provavelmente notará que essa pessoa está mais relaxada, aproveita mais tempo de qualidade para reflexão e, quando se envolve com o que escolhe, é com foco sem distrações. É provável que experimente o “flow”, seja meditando, cozinhando ou trabalhando em uma questão difícil de negócios.
De certa forma, se você está consciente (e talvez mesmo quando não está) você não pode não estar ocupado. Estou ocupado quando tiro uma soneca, passeio com o cachorro ou elaboro esta resposta à sua pergunta. O desafio é garantir que você esteja ocupado com a coisa certa, no momento certo. Isso é GTD®.
Atenciosamente, David