O ato de refletir é tão vital quanto os demais passos no método GTD. Por mais organizada(o) que você seja, a vida muda e não para de criar coisas novas o tempo todo. Com isso, se você deixar de consultar sua lista de atividades por 2 dias, é provável que ela se desatualize consideravelmente – o que é prioridade agora, pode não ser mais daqui a pouco.

 A situação torna-se ainda mais desafiadora quando a revisão é realizada de forma esporádica. 

 É justamente na Revisão Semanal que integramos as listas de trabalho:

  • examinamos o conteúdo do nosso estoque de atividades,
  • priorizamos ações,
  • acompanhamos aquilo que foi delegado,  
  • planejamos a semana seguinte

 Nesse momento, deixamos a posição de executores para assumir uma posição mais estratégica, a de planejadores do trabalho. Refletir proporciona uma visão mais ajustada das prioridades.

 David Allen afirma: “Você só pode se sentir bem sobre o que NÃO está fazendo, quando sabe o que não está fazendo”. Em outras palavras, sem a revisão, sentir-se bem com suas escolhas torna-se mais desafiador.

 Em minha trajetória como facilitadora do método, percebo que, mesmo reconhecendo o valor do passo Refletir, muitas pessoas enfrentam dificuldades para implementá-lo. Alguns motivos comuns incluem:

 1. Valorizar apenas o trabalho planejado (coisas programadas) e o não planejado (à medida que aparece). 

Há uma tendência, especialmente entre iniciantes no método GTD, de subestimar o momento de definir atividades, ou seja, organizar as demandas. Se você não projeta seu trabalho, saiba que alguém o faz por você, e nem sempre as decisões alheias o conduzem na direção desejada.

2.  Medo da frustração. 

Durante a revisão, é comum confrontar áreas e atividades negligenciadas na vida. Algumas pessoas preferem evitar essa conscientização e se esquivam do processo. 

3. Exigência de constância x benefício imediato: 

A revisão demanda regularidade, e nem sempre os benefícios são percebidos de imediato. Às vezes, estamos no olho do furacão, e parar para revisar as atividades pode parecer “perda de tempo” – uma vez que eu poderia concluir mais uma entrega nesse meio tempo. No entanto, é justamente essa pausa, esse respiro que lhe trará a possibilidade de olhar seu trabalho numa perspectiva diferente, facilitando a priorização.

A Revisão Semanal é a chave para diminuir o trabalho não planejado e aumentar seu controle sobre as demandas. Que tal parar agora e garantir a sua, caso ainda não a tenha feito? 

Se precisar relembrar os passos da Revisão Semanal de forma rápida e prática, confira nosso vídeo no YouTube ( https://youtu.be/dOgzKJaxTLQ?si=bj7G6wJrWM-W9h7J)

Por Marta Oliveira – Instrutora GTD®

Compartilhar: