Segundo as últimas pesquisas científicas, se você tem alguma intenção de “Governar o Mundo” vai precisar acordar bem cedo, todos os dias. Sim, quem acorda cedo é mais pró-ativo e, portanto, mais bem-sucedido em sua vida profissional de acordo com a nova pesquisa.

 

Os madrugadores são mais pró-ativos do que as pessoas que trabalham durante à noite, diz Christoph Randler, professor de biologia na Universidade de Educação, em Heidelberg, na Alemanha.


“Quando se trata de sucesso nos negócios, pessoas matutinas possuem vantagens importantes”, disse Randler a Harvard Business Review sobre suas pesquisas, algumas publicadas originalmente no Journal of Applied Social Psychology .  “Pessoas com este perfil tendem a obter as melhores notas na escola, serem aceitas nos melhores colégios, o que em seguida, abre as melhores oportunidades de emprego. Pessoas assim também costumam antecipar os problemas e tentar minimizá-los. Eles são pró-ativos” (Não se preocupe se você é do tipo noturno, não é por isso que será um perdedor. Os noturnos são mais inteligentes e criativos, e podem ter um melhor senso de humor, conforme estes estudos têm mostrado).


Quem é uma pessoa matutina, por definição? Randler diz que é alguém que normalmente se levanta nos mesmos horários durante a semana e os finais de semana. Ele pesquisou 367 estudantes universitários (uma faixa etária que não é exatamente famosa por levantar cedo), mas que estariam mais dispostos a mudar de atitude. As pessoas matutinas eram mais propensas a concordar com afirmações como “Eu me sinto responsável por fazer as coisas acontecerem” e “eu uso parte do meu tempo para identificar metas de longo prazo para mim mesmo”. Estas pessoas tendem a dormir duas horas mais tarde nos finais de semana.


Você pode alterar o seu tipo se quiser? “Um pouco”, diz Randler, apontando para uma pesquisa onde metade dos alunos do estudo realizado foi capaz de mudar permanentemente a sua hora de acordar para uma hora antes. Ainda assim pode ser difícil, em parte porque a metade de seu cronotipo, como é chamado, é determinado pela genética. E apenas mudando a hora que você acorda não pode mudar a sua qualidade inerente de preferência por manhãs ou noites. Em outras palavras, levantar mais cedo não irá automaticamente transformar você em uma pessoa mais proativa.


Cronotipos também evoluem ao longo do ciclo de vida de uma pessoa: adolescentes preferem produzir à tarde, nas idades entre 30 e 50 as pessoas estão divididas igualmente entre os tipos que produzem melhor de manhã e à noite, mas normalmente se tornam tipos da manhã à medida que passam dos seus cinquenta anos.


Randler diz que o desafio para as empresas é a de “aproveitar o melhor de seus noctívagos”. Ele aponta para as universidades, que muitas vezes fazem isso com sucesso. (Randler é uma pessoa da manhã que se levanta às 05:00 e já começa a produzir permanecendo no ritmo até 7 ou 8 horas).


Mas se as pessoas matinais estão governando o mundo, ganhando as promoções e os melhores trabalhos em tomada de decisão, será que as pessoas mais noturnas nunca terão sua chance?


Randler diz: “Os matutinos são muito capazes de entender o valor da diversidade nos cronotipos. O bom entendimento entre eles provavelmente se originou na história antiga. Estes grupos de pessoas dos vários cronotipos teriam percebido que eram mais capazes para estas ou aquelas tarefas. Os noturnos podem servir melhor como nossos vigias. Sua inteligência,  criatividade, humor e extroversão são enormes potenciais benéficos para a organização”.


Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: home.sonnar.com.br

tradução/interpretação livre do original: http://www.inc.com/news/articles/2010/07/research-says-morning-people-are-more-proactive.html?nav=featured

Compartilhar: