Executar uma rotina bem planejada é o primeiro passo para adquirir um excelente hábito.

 

 

Hábitos são verdadeiras máquinas de realização. Uma vez adquirido um hábito, sua rotina fica tão agradável quanto automática, exigindo um esforço mínimo. Para adquirir maus hábitos basta não prestar atenção em suas ações diárias e permitir que elas se repitam várias e várias vezes. A mecânica é a mesma para os bons hábitos.

 

Então vamos escolher uma rotina que crie um excelente hábito para otimizar nossos estudos. Que tal? Verifique esta checklist:

 

  1. Anote o que precisa ser feito

     

    • A coleta será sua grande aliada aqui, não confie na memória.

       

  2. Entenda e confirme a informação

     

    • Antes de avançar é preciso ter certeza de que você entendeu corretamente o que é preciso fazer.

       

  3. Organize

     

    • Separe os assuntos anotados mantendo-os em grupos coerentes de assimilação.

       

  4. Aja. Chegou o momento de focar num dos grupos.

     

    • Leia, escreva comentários, marque palavras chave, anote suas dúvidas. A informação precisa fazer sentido para você. Se não entendeu completamente peça ajuda ao professor e/ou seus colegas de curso.

       

  5. Reserve e respeite seu momento. Defina uma rotina clara e cumpra regularmente.

     

    • Se chegou a hora de estudar, faça isso. Poucos minutos de concentração total e repetição sistemática produzem um grande efeito. O segredo para adquirir um hábito é criar um motivo para começar a rotina, executá-la sempre da mesma maneira e premiar-se no final. Não desconsidere encerrar com algo muito prazeroso, seu cérebro está registrando tudo e vai amar o prêmio “estudei”.

 

 

 

Determine, por exemplo que vai estudar todos os dias em 3 blocos de 30 minutos cada. Os blocos vão acontecer nos horários que você possui grande poder de concentração (entre 6 e 11 da manhã, por exemplo). Sempre que terminar um bloco faça algo divertido como brincar com seu gato, comer um doce, conversar com alguém ou ver vídeos engraçados. Missão cumprida por hoje, amanhã tem mais!

 

É verdade que você ainda pode ir muito bem nas provas apenas decorando os conteúdos. Se o que você precisa é apenas de um certificado, vá em frente. Mas a verdade é que não saberá aplicar o conhecimento se não entendeu a “mecânica da coisa”. Em algum ponto em seu futuro, se precisar disso, terá que estudar novamente até entender, ou não saberá usar bem. Manter suas anotações agrupadas por assuntos vai facilitar seu estudo. Não faz sentido usar meia hora só para localizar o material. Quanto menor, melhor. Lembra-se da famosa “cola”? É um modelo de anotação ótimo porque resume ao mínimo imprescindível necessário. Fica bem simples de lembrar.

 

Que dificuldades você tem encontrado em seus momentos de estudo? Compartilhe conosco para podermos ajudar!

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

{{cta(‘51705e8a-82ab-4fa8-9cc6-00e765d5642a’)}}

 


Imagem : aprendaaaprender.com.br

 

Posts Relacionados

internos

Aprender a aprender

externo

Hábitos de Estudo

 


Compartilhar: