Quando falamos em Inteligência Artificial (IA), logo percebemos que a nossa produtividade e gestão de demandas se encaixam perfeitamente, pois podem trazer agilidade, eficiência e até mesmo a construção de projetos. Mas vamos pensar um pouco melhor sobre o assunto.

Gostaria de iniciar este artigo contando um pouco sobre de onde estou escrevendo agora:

Estou na beira de um lago, na sombra de uma amendoeira, com um céu azul e uma brisa extremamente agradável. E por estar nesse ambiente, posso captar a energia desse lugar e traduzir esse sentimento para minhas palavras.

A questão aqui é: será que a Inteligência Artificial seria capaz de absorver a energia de um ambiente ou trazer o sentimento que a nossa mente humana consegue expressar e até mesmo, adaptar?

Até aqui acredito que já perceberam que este artigo não foi escrito pelo ChatGPT, e garanto que vou continuar escrevendo assim, rs.

Bom, precisamos lembrar que a IA está presente em nossas vidas e em nosso trabalho o tempo inteiro, exemplo: quando sugere uma resposta automática de um e-mail, quando recomenda um filme, quando propõe horários de trabalho em nossa agenda, quando recomenda perfis a seguir nas redes sociais, quando oferece produtos através de anúncios, etc. Tudo isso baseado em padrões que seguimos e de nossas tendências. E este é um ponto interessante, pois nossos padrões e/ou tendências podem mudar de uma hora para outra, fazendo a IA/algoritmo ficar sem reação e até mesmo rever os seus conceitos.

Trazendo para o GTD®, quando falamos do Passo 2 – Processar aquilo que temos capturado, a ideia é analisar item por item. E esse é um ponto importante, pois como comentei acima, nossos interesses podem mudar. Exemplo: aquilo que era lixo para você ontem, hoje pode ser um projeto. Sendo assim, usar a IA para fazer escolhas por nós seria arriscado, pois poderíamos perder capturas que se traduziriam em grandes realizações.

Com essa análise, podemos refletir sobre todo Fluxo de Trabalho do GTD®, encarando que este é um processo individual de percepção da vida com aquilo que não é planejado, definindo as coisas e trabalhando no que foi definido. Dificilmente vamos conseguir delegar a Natureza do nosso Trabalho à uma Inteligência Artificial.

Afinal de contas, no que a Inteligência Artificial pode ajudar em nossa Produtividade e no GTD®? E é aqui que a brincadeira começa a ficar boa.

Algumas pessoas têm dificuldade em capturar coisas que são importantes para avançar na vida ou até mesmo podem sentir a necessidade de elevar o nível de demandas de impacto para o seu sucesso. Sendo assim, a IA pode ajudar, por ter como característica ser um grande banco de dados com uma quantidade gigante de informações que já foram processadas e pensadas.

Na prática, o que podemos fazer: pensando no Passo 1 – Capturar?

Simplesmente podemos digitar no ChatGPT:

“Sou uma pessoa que gosta de tecnologia e de filmes de ficção, o que você me recomenda de tarefas para evoluir o meu lado profissional com este perfil?”

E olha o nível de respostas que podemos receber:

Existem várias formas de evoluir profissionalmente para pessoas interessadas em tecnologia e filmes de ficção. Aqui estão algumas sugestões de tarefas que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos:

  1.       Estude programação e desenvolvimento de software. Há muitas opções disponíveis para aprender a programar, incluindo tutoriais on-line, bootcamps de programação e programas universitários. Você pode se concentrar em aprender linguagens de programação específicas que sejam úteis para as suas áreas de interesse, como C++, Java ou Python.
  2.       Aprenda sobre novas tecnologias. Fique atualizado sobre as últimas tendências em tecnologia, lendo artigos e publicações nas áreas de inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, aprendizado de máquina e outras tecnologias emergentes.
  3.       Leia livros acadêmicos sobre esses temas. Existem muitos livros que podem ajudá-lo a aprofundar seu conhecimento nas áreas de tecnologia e ficção científica.
  4.       Comece a acompanhar blogs e sites que falam de tecnologia e ficção científica. Isso pode ajudá-lo a estar a par das últimas tendências e desenvolvimentos.
  5.       Participe de comunidades de tecnologia e de ficção científica para estar conectado a pessoas com interesses semelhantes. Isso pode ajudá-lo a expandir sua rede de contatos e encontrar novas oportunidades profissionais.

Lembre-se de que a evolução profissional requer dedicação e esforço contínuos. Com foco e persistência, você pode alcançar seus objetivos.

 

Parece mágica, não é mesmo? Pois é, a Inteligência Artificial realmente pode ajudar bastante na captura de demandas e até mesmo projetos de impacto de acordo com o perfil desejado.

Também percebo que a IA é uma grande aliada no apoio à nossa criatividade, sendo que no desenvolvimento dos nossos Projetos, na parte do Brainstorm, ao traçar um Mapa Mental com algum ponto de interesse, podemos obter uma grande variedade de ideias para subprojetos ou demandas importantes.

Não posso deixar de falar do tempo que a IA nos economiza em lembrar de algumas informações ou de até mesmo trazer ideias novas sobre determinado tema.

Mas vamos lá, esse assunto de Inteligência Artificial tem despertado o interesse e a curiosidade de muitas pessoas, porém a maioria ainda não conhece o seu verdadeiro potencial ou até mesmo tem uma visão um pouco desconfiada com relação à essa tecnologia. Talvez no meio tempo entre alcançar a popularização do seu uso e o de ganhar a confiança das pessoas, aconteça algo que mude as coisas, como uma atualização, uma plataforma revolucionária, não sei. Mas fato é que ainda temos um caminho pela frente até a exploração do seu verdadeiro potencial.

Inclusive, já existem algumas pessoas se especializando como Expert com o uso da IA, em plataformas como o ChatGPT entre outras. Tornando mais eficiente e encontrando cada vez mais as respostas necessárias para as soluções buscadas.

Voltando ao GTD®, acredito que a entrega de Layouts com Listas, Contextos, Quadros e Organizações prontas, criadas por Inteligências Artificiais teriam um prazo de validade para cada pessoa, mesmo usando seu perfil comportamental. Para alguns funcionaria bem durante um bom tempo, para outros não. Porque o ser humano muda constantemente e fórmulas engessadas podem não funcionar para manter o que chamamos de Experiência Produtiva.

Para finalizar, quero colocar um texto usando o ChatGPT e atualizando com o meu toque humano.

Pesquisei:

“Como resumir em 5 linhas um texto sobre inteligência artificial e Produtividade?”

O ChatGPT me entregou:

Primeiramente, é importante mencionar que a inteligência artificial tem sido vista como uma ferramenta valiosa para melhorar a eficiência e a produtividade em diversos setores. Além disso, a IA pode ajudar a identificar padrões e fornecer insights valiosos as empresas. No entanto, é necessário considerar os possíveis impactos negativos da IA, como a substituição de empregos. É importante equilibrar os benefícios da IA com as consequências potenciais e utilizar essa tecnologia de forma responsável.

Atualizando o texto com meu Toque humano:

Faz pouco tempo que tenho refletido sobre a IA na minha vida. Já utilizei e utilizo bastante, inclusive melhorando minha eficiência e produtividade. Até me recordo com alegria dos parabéns que recebi de uma empresa por ter criado uma estrutura de projetos que fiz usando a IA, mas sempre me questiono se estou deixando de expressar a minha essência, e talvez esse seja o maior prejuízo no mercado de trabalho atual: perder a essência individual de cada funcionário. Posso ser um pouco sonhador, mas já imagino um mundo equilibrado, entre um gigantesco banco de dados criado por uma Cognição Distribuída e as gigantescas conexões e sinapses humanas, cheias de emoção e sentimento que nos faz vivo de verdade.

 Uma frase final:

Para o GTD® funcionar, cada pessoa deve se sentir bem na sua utilização, e isso implica em constante atualização, atrelada ao seu modelo mental vivido momento a momento de sua vida.

 

Por: Manoel Messias – Instrutor GTD®

Compartilhar: