No começo desse mês, uma amiga abriu mão de seu cargo. Ela não saiu porque o trabalho era insatisfatório. Sua desistência não foi porque ela não acreditava na empresa ou em sua missão. Ela saiu porque, por meses, seu supervisor ignorou suas repetidas requisições de conversar sobre assuntos importantes em seu departamento. 

Infelizmente, a experiência que ela teve é bem comum. Empresas perdem pessoas talentosas todos os dias por conta de lideranças negligentes. Substituir pessoal qualificado é custoso. Não só a empresa perde dinheiro gasto na contratação de um novo profissional, como também perde capital intelectual. Quando a pessoa que se demite sai porta a fora, sai com ela todo o conhecimento e expertise que havia ganho naquela posição.

Observando-se os desafios decorrentes da pandemia e da Grande Recessão, nunca foi tão importante que líderes sejam capazes de criar um ambiente de trabalho onde as pessoas possam florescer. Infelizmente, a maior parte das empresas ainda gasta mais tempo e dinheiro na manutenção de suas tecnologias, edifícios e equipamentos do que no desenvolvimento do seu pessoal. Isso não faz sentido, haja vista que os custos de mão de obra – salários, benefícios, taxas e impostos – representam a maior despesa para a maioria das instituições.

 Tendo em mente que a escassez de mão de obra é uma das principais preocupações enfrentada por empregadores em 2023, aqui estão três passos que você pode seguir para manter os seus talentos.

Passo nº 1: Comprometa-se a investir tempo com o seu pessoal

 O primeiro passo para reter talentos começa com o seu comprometimento a investir tempo neles. O meu coautor Spencer Johnson e eu demos esse conselho em O Novo Gerente Minuto. A mensagem se aplica nos dias atuais da mesma forma que há 40 anos: o melhor minuto gasto por você é aquele que você investe no seu pessoal.

Investir nas pessoas não significa somente criar e disponibilizar para elas programas de aprendizado e desenvolvimento. Significa também tirar um tempo para fortalecer sua relação com elas.

Selecione o meio – telefone, Zoom ou face a face – que funcione melhor para você e seus colaboradores. O objetivo é compreender as suas circunstâncias e descobrir o que elas pensam e sentem acerca do  seu trabalho. Dessa forma, você pode determinar o seu nível de desenvolvimento em cada responsabilidade e dar a elas a direção e o apoio  de que necessitam para alcançar os seus objetivos.

  

Passo nº 2: Agende reuniões um a um

 O segundo passo para manter pessoas talentosas é agendar reuniões individuais regularmente com elas. Essas reuniões não demandam muito tempo de trabalho – somente 20 a 30 minutos pelo menos duas vezes por mês. Tal como meu velho amigo Peter Drucker costumava dizer, “Nada de bom em uma organização acontece por acaso ”. Se você não implantar reuniões individuais regulares no seu calendário, elas não acontecerão. 

Permita que seu colaborador escolha o horário. Não há melhor maneira de mostrar a ele que você se importa do que lhe disponibilizar um tempo para conversar sobre algo que ele queira. Essas reuniões oferecem uma oportunidade para o seu colaborador  falar abertamente sobre suas preocupações – e para você responder  a essas preocupações. Você também pode usar esse tempo para reconhecer a boa performance e celebrar vitórias juntos .


Passo nº 3: Ouça atentamente

 O terceiro passo para manter pessoas talentosas é ouví-las. Quando eu pergunto às pessoas sobre o melhor líder que já tiveram, a característica mencionada mais frequentemente é que esse líder sabia ouvir.

Ser um bom ouvinte é mais fácil falar do que de fazer. A maioria de nós costuma  “filtrar baseado em mim” – ouvimos e julgamos pelo nosso ponto de vista, ao invés de incorporar o que a outra pessoa está sentindo  e ver como o mundo se parece na perspectiva do outro. Por exemplo, suponha que alguém diga “É um belo dia hoje”. Uma pessoa que filtra as coisas baseada em si mesma poderia responder: “Eu sei! Mal posso esperar para sair daqui e chegar no curso de golf. Enquanto um bom ouvinte poderia dizer: “Parece que você está realmente feliz hoje. Conte-me mais!”

 Por outro lado, se uma pessoa expressa desapontamento ou preocupação, tente não pular direto para as soluções. Após a pessoa falar, reflita sobre o que ouviu para ter certeza de que está esclarecido sobre o problema. Se a pessoa expressar sentimentos sobre a situação, não minimize as suas emoções ou mude de assunto. Afirmações como “isso deve ser muito frustrante”, demonstram que você tem empatia com elas . Ouvindo atentamente, você não só vai conseguir informações importantes daquela pessoa, como também irá construir um vínculo de confiança com ela.

 Lembre-se, a liderança é algo que você pratica com pessoas, não para pessoas. Siga esses três passos para construir uma parceria genuína com seus colaboradores. Além de ajudá-lo a manter os seus top talentos, você também irá elevar o  moral e a produtividade da sua equipe.

Por: Ken Blanchard®

Compartilhar: