A vida moderna trouxe muitos benefícios para o ser humano. É inegável que a tecnologia contribui muito para a nossa evolução: estamos cada vez mais conectados e consumindo informação. Por outro lado, estamos adoecendo mais, com estresse, depressão e outros problemas. Precisamos de pausas para mergulhar em nós mesmos e incentivar as pessoas do nosso grupo de trabalho a fazer o mesmo. O mindfulness é o primeiro passo para quem quer ter uma vida mais saudável e produtiva.

O que é mindfulness?

Mindfulness é uma técnica de meditação milenar que foi especialmente adaptada para o treinamento de grupos corporativos.  Basicamente, essa prática envolve concentração, aceitação, plenitude e bem-estar. É uma conexão entre mente e corpo, que pode ajudar você a observar padrões de pensamentos e emoções e a viver melhor o presente e as suas experiências, independentemente de serem boas, neutras ou ruins.

É considerado como uma forma de prestar mais atenção ao momento presente e aos aspectos relevantes da experiência humana, algo tão essencial nos dias de hoje. Os adeptos de mindfulness são caracterizados por uma atitude receptiva, aliada a uma percepção mais aguçada de não julgamento. Esse estado mental pode ser treinado por meio de exercícios diários, com profissionais capacitados para a sua aplicação.

Quais os benefícios de praticar mindfulness?

Segundo Vitor Friary, terapeuta cognitivo comportamental e especialista em mindfulness, problemas como irritabilidade, ansiedade e depressão são minimizados com a prática da meditação. Os efeitos são benéficos também na diminuição do impacto de doenças como AIDS, câncer ou dores crônicas.

Confira outros benefícios comprovados por especialistas:

  • Favorece as emoções positivas e reduz as negativas, como: raiva, estresse e depressão;
  • Melhora a memória e habilidades de atenção;
  • Ajuda a vivenciar o presente como uma experiência única;
  • Contribui para a nossa empatia e compaixão pelo outro;
  • Promove mais otimismo e descontração nos relacionamentos;
  • Cultiva o pensamento claro e a lucidez;
  • Causa um sentimento de plenitude e aceitação da nossa realidade e do outro.

Por que mindfulness melhora o desempenho das empresas?

É simples. Quem faz a empresa produzir são as pessoas, os colaboradores. A prática da meditação é capaz de desenvolver as habilidades  necessárias para lidar melhor com os desafios enfrentados na rotina de trabalho e na vida particular de cada indivíduo.

A empresa que oferece meditação para a sua equipe ganha colaboradores mais centrados e criativos. Isso influencia diretamente na qualidade de vida, na produtividade, no senso de colaboração entre o grupo, no espírito de equipe, empatia e bom humor.

Esse conceito está se propagando no mundo todo: não é à toa que o Google, uma empresa multinacional, já adotou o treinamento mindfulness para todos os funcionários, oferecendo a prática em mais de 35 escritórios espalhados pelo mundo. Os resultados mostraram que manter a atenção plena é um desafio, mas a persistência leva ao aumento do foco, bem-estar e baixo estresse.

E então? Está preparado para adotar o mindfulness na sua vida e na rotina da sua equipe de trabalho para melhorar o desempenho do grupo? Conte para nós o que você achou da novidade!

 

Compartilhar: