A normalidade com que o estresse do cotidiano é encarado pode esconder muitas armadilhas. É difícil determinar quando essa pressa interminável teve início, mas uma coisa é certa: de tanto pensar no que podemos fazer, acabamos fazendo pouco do que poderíamos ter feito.

Para sair desse labirinto emocional, é fundamental que você se concentre, assim como está fazendo agora. Pesquisas apontam que a prática regular de meditação pode trazer grandes benefícios para a sua vida. Continue conosco e confira o porquê.

Potencialize seu cérebro

Se você consultar em um dicionário o significado da palavra “meditação” encontrará, provavelmente, definições que a relacionam ao ato de refletir. Só que essa prática pode trazer muitas vantagens que uma simples reflexão dificilmente conseguiria.

A primeira delas foi revelada pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein: a melhoria das funções cognitivas. Segundo o estudo, o cérebro de quem medita é mais eficiente do que os dos demais indivíduos que não têm esse hábito.

Aumente seu foco

Quando você não consegue distinguir o que é urgente do que é importante é sinal de que algo precisa ser mudado. Essa dificuldade surge porque há uma dedicação excessiva ao mundo externo, sendo que a fonte da concentração vem do mundo interno.

A meditação entra, nesse cenário, como um balanceador da consciência mental com as obrigações da realidade. Um artigo publicado no jornal El País mostrou, inclusive, que a concentração adquirida pela meditação é o principal canal para absorver distrações.

Elimine todo tipo de conflito

O estresse é altamente nocivo para o clima no ambiente de trabalho, deixando as pessoas cada vez menos propensas a considerar sugestões de colegas. Com a meditação, essas nuvens pesadas se dissipam e o ambiente fica bem mais leve.

Isso foi comprovado por uma pesquisa realizada na Universidade Case Western, nos Estados Unidos. De acordo com o responsável pelo estudo, Christopher Lyddy, a meditação proporciona um aumento da empatia no indivíduo e melhora seu relacionamento interpessoal.

Seja mais plural

Para entender o que é meditação e quais são seus benefícios, é preciso analisar o ambiente corporativo do ponto de vista psicológico. Qual é o sentimento predominante? O de competição, em que cada pessoa está preocupada demais com suas próprias realizações para pensar no bem-estar do todo. 

É por isso que o uso da meditação para fins corporativos tem sido tão crescente: essa prática promove uma inteligência emocional que transcende vantagens individuais. No Vale do Silício, por exemplo, a aplicação da meditação no trabalho é uma realidade consolidada em empresas como Google e Facebook.

A meditação é a chave para uma vida mais tranquila, ágil e permanentemente feliz. Todas as pessoas são capazes de alcançar essa graça divina, bastam apenas duas aptidões: disciplina e determinação.

Agora que você sabe exatamente o que é meditação, procure praticá-la regularmente e usufrua de um estado de reciprocidade entre você e o universo.

Ficou surpreso com o upgrade que a meditação pode adicionar na sua vida? Assine a nossa newsletter e saiba como extrair o melhor de você mesmo!

 

Compartilhar: