Crise econômica, estratégias de negócio, captação de novos clientes, retenção de antigos clientes, pressão dos acionistas por resultados… Esses são apenas alguns dos desafios enfrentados diariamente pelos CEOs de pequenas, médias e grandes empresas.

Diariamente, as pessoas que têm esse cargo de liderança passam por muitas decisões que impactam o futuro do seu negócio. Em pesquisa feita pela Harvard Business Review, a média de permanência dos 100 melhores CEOs do mundo na presidência é de 17 anos, e o retorno médio gerado por eles nesse período é de 20,2% ao ano.

Os resultados do trabalho são tangíveis. Entretanto, não é possível mensurar o impacto dessa atividade na saúde física e emocional desses profissionais. Por sorte, a medicina tem indicado alguns caminhos para solucionar o estresse e a ansiedade que surgem daí.

Uma das soluções apontadas é a meditação para CEOs, que já foi adotada por Manish Chopra, do McKinsey & Co., por Archana Patchirajan, da Sattva, e o célebre Steve Jobs, da Apple. Veja, a seguir, alguns dos benefícios da prática:

Melhora no raciocínio lógico

Um dos grandes benefícios da meditação para a liderança das empresas é o aprimoramento da capacidade de tomada de decisão. Essa vantagem é uma consequência do aumento da massa cinzenta no córtex pré-frontal, que ocorre com a prática da meditação.

Como comprovado por especialistas nacionais e internacionais, a meditação contribui para o raciocínio rápido e para análise integral de situações, possibilitando mais atenção e foco na situação.

Aumento da inteligência emocional

Já é fato que a rotina de um CEO causa estresse e ansiedade — assim como muitos outros fatores que podem desencadear esses sintomas, incluindo falecimento de um parente, uma doença grave ou problemas financeiros. Entretanto, ao praticar a meditação, há uma melhora na saúde emocional e, conforme pesquisa da Unifesp, também é constatado uma melhora no humor.

Mais disposição no dia a dia

Outro benefício observado por quem pratica meditação regularmente é uma melhora na postura e, consequentemente, menos dores na coluna. Além disso, muitos praticantes constatam mais disposição no dia a dia. 

Diminuição de doenças crônicas

À medida que os anos na liderança de uma empresa passam, são maiores as chances de se contrair algumas doenças que são características da função. A meditação para CEOs, porém, previne especialmente contra as chamadas doenças crônicas. Algumas das mais comuns que possuem suas taxas de riscos reduzidas são:

  • hipertensão;
  • diabetes;
  • depressão;
  • e dores físicas.

Melhora na saúde

A meditação é um ato voltado para a saúde da mente, mas a partir dela há benefícios para o restante do corpo, fortalecendo o sistema imunológico e uma melhora nas noites de sono.

Neste post você teve a oportunidade de conhecer alguns dos benefícios da meditação para CEOs. Além de todas essas vantagens, a meditação é uma atividade ideal, pois pode ser realizada em qualquer ambiente e não requer uso de equipamentos.

Você tem mais alguma dúvida sobre o poder da técnica de meditação? Então continue com a visita em nosso blog e leia o post “Mente sobrecarregada: aprenda a meditar para melhorar o foco”.

 

 
Compartilhar: