Você sabia que dormir é produzir?

Assim como jogar, ficar com os filhos, cuidar do corpo, do espírito, trabalhar, navegar nos vídeos do YouTube. Tudo que envolve tempo, energia e esforço de nossa parte é produzir!

Agora, suas escolhas momento a momento te levam para onde pretende ir? Aliás, você sabe para onde quer ir? É aquele ditado popular “quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve”.

Em minha trajetória como facilitadora do método GTD®, percebo que muitas pessoas não têm essa perspectiva de vida. E as que têm não as consultam com frequência, ficando afogados(as) com as urgências do dia a dia, literalmente enxugando gelo por falta de nitidez.

Separei algumas dicas de como ter mais clareza. Ainda que você não saiba para onde quer ir, seguindo as dicas você pode responder onde não quer estar. Se você sente que precisa calibrar melhor essa visão, vem comigo!

Proponho começar por um inventário completo de projetos. Esta lista completa nos ajuda a ter mais clareza das prioridades, facilitando nossas escolhas diárias.

Mas afinal, o que são projetos?

Para o GTD® são resultados maiores, coisas que não resolvo numa ‘tacada’ só, que dependem de mais ações, etapas. Para o método projeto tem 2 características:

 

  • Envolve mais de uma ação a ser feita.
  • E concluo em um prazo de até 1 ano.

 

Não importa se é grande ou pequeno, pessoal ou profissional.  Tendo essas duas características, o GTD® chama de projeto.

Bom, chamando ou não de projetos, provavelmente você já esboçou uma lista parecida. Vamos a algumas dicas de como fazer esse inventário completo:

 

  1. Liste todos os projetos ativos em sua vida pessoal e profissional atualmente e inclua todos independente da prioridade ou complexidade.
  2. Liste os projetos não iniciados, mas que precisam de atenção ao longo do ano. Se necessário vá mentalizando suas áreas da vida.
  3. Uma vez que esta lista esteja completa, selecione os que pretende priorizar. David diz: “na vida é possível fazer tudo, mas não ao mesmo tempo”. Os projetos não priorizados ficarão em standby.

 

Dica bônus: Fazer o inventário é muito importante, mas precisamos considerar que essa lista é viva. A vida muda e não para de criar coisas novas, por isso a manutenção dessa lista é crucial. No GTD® chamamos ela de Revisão semanal. Toda semana vale refletir sobre suas ações: O que andou? O que não? Sugiro ler a parte 1 desta série de artigos. Lá expliquei melhor este processo.

 

No próximo artigo falarei sobre áreas de foco e responsabilidades.

Compartilhar: