Como você se comporta diante de uma situação favorável, que gera uma enorme felicidade? E como reage a um grande problema familiar ou profissional? Sua resposta é positiva em ambos os casos? Qual é a sua postura diante de grandes mudanças na empresa? Você tem resiliência no trabalho?

Essas são apenas algumas perguntas que nos levam ao assunto deste post. Entender o que significa resiliência no trabalho pode ser a chave para dias melhores na sua vida profissional, diminuir o estresse e garantir o estabelecimento de padrões mentais para lidar sabiamente com as adversidades.

Vamos entender o que é resiliência e como desenvolvê-la no âmbito profissional? Acompanhe nosso artigo!

O que o significa o termo resiliência?

Resiliência é um termo derivado do latim resilire (algo como saltar de novo, voltar à antiga forma). Em voga nos dias de hoje, é um termo utilizado em várias áreas do conhecimento.

De acordo com o Dicionário Caldas Aulete, na Física é a “propriedade de um material retornar à forma ou posição original” após sofrer uma tensão. Na Biologia, diz respeito à “Capacidade de um ecossistema retornar à condição original de equilíbrio” depois de suportar alterações ou perturbações. Já em sentido figurado, trazendo para nossa vida, resiliência refere-se à habilidade de “resistir, lidar e reagir de modo positivo em situações adversas”.

Todos os dias, quando aceitamos sair da cama e enfrentar o mundo, não sabemos o que nos espera. Pode ser um dia vitorioso ou repleto de tensões, problemas, discussões, mudanças e até perdas repentinas.

Por isso, todos precisam saber enfrentar esses obstáculos de frente e tirar o melhor proveito das situações.

Quem desenvolve a resiliência tem muito mais chances de atingir metas e objetivos, ganhar respeito, conseguir chegar aonde desejam e, sobretudo, alcançar a tão desejada autorrealização profissional e pessoal.  Para tanto, é preciso controlar os fantasmas interiores, colocar-se no lugar do outro, ter atitudes positivas e encontrar soluções em meio ao caos.

Como desenvolver a resiliência no trabalho?

De acordo com Gordon Tinline, especialista em psicologia de negócios, muitas situações podem testar nossa capacidade de resiliência. Ele explica que “não se deve mergulhar em uma situação conflitante sem ter condições de dar um passo adiante”.

Embora desenvolver a resiliência no trabalho não seja uma tarefa tão simples, com algumas práticas de equilíbrio emocional e concentração, essa habilidade pode ser melhor administrada. Confira algumas dicas!

Desenvolva a inteligência emocional

A resiliência é uma das competências ligadas à inteligência emocional.  É muito comum pessoas, tomadas pelas emoções, não saberem lidar com problemas. Quando essas habilidades são desenvolvidas, é possível agir com maior autocontrole diante das adversidades.

Saiba analisar o contexto

O problema é do tamanho que parece, ou está inflado? Enxergue a questão de forma crítica e procure pensar que soluções seriam possíveis para o problema instaurado e estabeleça um plano de ação.

Seja autoconfiante

A autoconfiança é primordial para uma visão positiva diante de qualquer desafio. Acredite em você, no seu conhecimento e capacidade para vencer. Dessa forma, enxergar as coisas de forma positiva torna-se muito mais simples.

Conquiste as pessoas

Não é porque estamos em meio ao caos que não é possível conquistar as pessoas. Um exemplo recente vem da tragédia de Brumadinho (MG). Com empatia e segurança, o jovem tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, destacou-se ao conseguir tranquilizar a população dando informações pertinentes e palavras reconfortantes de esperança.

Como a meditação pode ajudar?

A meditação é uma prática que nos ajuda na limpeza da mente e recuperação dos pensamentos positivos. Além disso, contribui com o reequilíbrio do organismo, controle da respiração, relaxamento muscular, estabilização dos batimentos cardíacos, diminui o estresse, a ansiedade e até a depressão. Também, é uma poderosa forma de termos insights para encontrarmos a solução dos nossos problemas.

Como você pôde perceber, a resiliência no trabalho cria um ambiente favorável inclusive nos momentos de  crise. Dessa forma, desenvolver habilidades como essa em sua empresa por meio treinamentos de mindfulness e práticas meditativas pode gerar resultados surpreendentes para os negócios. Afinal de contas, o capital humano é seu bem mais precioso.

Quer saber como nossos treinamentos podem ajudar os colaboradores de sua organização? Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em atender você!

 
Compartilhar: