Algumas organizações ainda não conseguem entender como a meditação pode estar presente no dia a dia do mundo corporativo. Mas não se pode negar que com a correria do dia a dia é necessário ter muito foco no que realmente importa.

A mudança no mundo corporativo tem se intensificado a cada ano, tudo com o objetivo de melhorar os ambientes de trabalho. Entre essas modificações está a liderança positiva, que usa a meditação como uma das ferramentas poderosas.

Se o seu objetivo enquanto porta-voz dos colaboradores é criar um ambiente de trabalho saudável, que incentive a evolução das habilidades dos membros da equipe para conquistar resultados positivos, precisa levar o tema em consideração, pois ele traz muitos benefícios.

Continue a leitura e entenda de que forma a liderança positiva aliada à meditação e ao mindfulness, pode ajudar você a ser um melhor líder.

O conceito de liderança positiva

A liderança positiva é uma abordagem nova sobre a maneira de gerenciar. Essa ideia incentiva o desenvolvimento dos colaboradores e melhora o desempenho, impulsionando os resultados da empresa.

O conceito surgiu entre estudos da Psicologia e, por se tratar de comportamento humano, pode facilitar muito a sua vida. Os fundamentos são encontrados na Psicologia Positiva, de Martin Seligman, que tem como objeto de estudo não a cura das doenças da mente, mas a busca de novos caminhos para o bem-estar e a felicidade do indivíduo. Usa questões positivas no crescimento profissional.

Sendo assim, esse novo modelo é trabalhado a partir de cinco elementos centrais. São eles:

  • emoção positiva;
  • engajamento;
  • relacionamentos;
  • propósito;
  • realizações.

Esses princípios foram adaptados mais tarde por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e se transformam no que hoje são os quatro pontos essenciais a serem desenvolvidos na gestão de um líder positivo:

  • clima positivo;
  • comunicação positiva;
  • significado positivo;
  • relações positivas.

A atenção a essas áreas permite que o líder contribua para o estabelecimento de um mindset mais colaborativo, harmonioso e participativo na equipe. Afinal, ninguém quer trabalhar em um ambiente contrário a esse. Todos estão em busca de felicidade, seja na vida profissional ou no trabalho.

Além disso, com a liderança positiva é possível diminuir o turnover, reter talentos e melhorar os resultados da empresa. Entenda agora como a meditação está presente nesse novo modelo de gestão.

Mindfulness e meditação na prática de liderança positiva

Meditar é um excelente exercício que visa treinar a mente para o foco. Mindfulness é a capacidade de focar no presente. O importante é focar nos problemas que são relevantes, deixando de lado os pensamentos fúteis, negativos ou desnecessários, já que estes podem atrapalhar as tarefas a cumprir no momento.

São diversos os benefícios do mindfulness, como:

  • autoconhecimento;
  • melhora da capacidade de concentração;
  • controle e alívio do stress;
  • aumento da criatividade e da memória.

Tudo isso proporciona impactos positivos para a vida tanto pessoal quanto profissional, mas do mesmo jeito que qualquer mudança de comportamento, exige uma grande capacidade de atenção e dedicação por parte dos envolvidos.

Afinal, comportamentos formam hábitos que, com o passar do tempo, se tornam cada vez mais resistentes à autocrítica e à mudança. Sendo assim, é essencial que use o seu conhecimento para avaliar se o seu comportamento de gestor está de acordo com a liderança positiva.

Como ser esse tipo de líder

Não basta apenas um líder cuidar dos clientes sem focar no desenvolvimento e capacitação do seu time. Com a finalidade de crescimento, é essencial que haja uma boa energia entre o grupo. Portanto, faça uma rápida avaliação a partir das seguintes questões:

  • Você e a corporação contribuem para um clima baseado em emoções positivas, como empatia e gratidão?
  • Você permite se comunicar de forma clara e expressar apreciação e apoio, com o objetivo de incentivar os colaboradores a terem um desempenho cada vez melhor?
  • Você ajuda a equipe a compreender o quanto o trabalho de cada um afeta os demais e impacta os resultados da empresa?
  • Você como líder contribui com uma relação de respeito e enriquecimento mútuo?

Essas são as primeiras percepções que precisa encarar para desenvolver essa gestão. Afinal, quem não busca trabalhar em um lugar onde a comunicação flui, há positividade e os líderes se preocupam com o bem-estar e crescimento dos funcionários?

Mas como se tornar essa inspiração? Veja a seguir algumas dicas importantes.

Amplie seus conhecimentos

A primeira dica de liderança positiva é sobre o entendimento da importância desse novo modelo de gestão. Por isso, antes mesmo da capacitação da equipe, é necessário que você se eduque.

Se atualizar dentro de qualquer área, além de aprender sobre diferentes temas que podem ser aplicados à realidade atual, ajuda na sua evolução.

É possível fazer isso acompanhando materiais ricos na internet, lendo livros ou mesmo participando de treinamentos para gestores. Além disso, nada melhor do que começar as melhorias pelo exemplo, ou seja, o comportamento do líder.

Além disso, busque instruções sobre autoconhecimento para redescobrir pontos positivos em você, com o objetivo de usá-los a favor da nova forma de liderar, aumentando assim o seu bem-estar no trabalho.

Cultive os relacionamentos

Como já foi mencionado, o grupo precisa crescer junto. Por isso, além de você agregar autoconhecimento, é importante cultivar bons relacionamentos dentro e fora da empresa.

A liderança positiva visa o crescimento a partir dos pontos positivos de cada ser humano. Portanto, manter bons relacionamentos é fundamental.

As relações profissionais devem estar alinhadas com o propósito, missão e valores da organização. Use essas questões para abordagens positivas e estimulantes entre os colaboradores.

Os seus conhecimentos sobre diversos assuntos relevantes permitirão que você agregue ao grupo, fortalecendo o convívio entre todos os membros.

Incentive a expressão dos sentimentos

Em conjunto com os bons relacionamentos profissionais adotados pela liderança positiva, é preciso ter atenção à forma como seus funcionários se expressam.

Você torna essa comunicação aberta e facilitada? Crie um ambiente no qual os colaboradores se sintam parte do processo e percebam a importância de compartilhar suas ideias, dúvidas, sugestões e reclamações.

Adote feedbacks na sua estratégia de liderança positiva com o objetivo de potencializar membros da equipe para, assim, torná-los excelentes profissionais.

Troque os momentos de desgaste de energia dos profissionais com dificuldades e busque trabalhar os pontos positivos. Isso servirá de estímulo para todos, uma vez que a cada um quer ter seu momento de incentivo.

Além disso, adote modelos diferenciados de feedbacks, como momentos em que o colaborador pode se posicionar, em vez de apenas ouvir.

Ao trabalhar com liderança positiva você será capaz de descobrir o melhor da sua equipe. Assim, será possível destacar o lado humano e desenvolver uma energia e comunicação diferenciadas para a empresa.

Quais medidas são adotadas pela sua organização? Deixe seu comentário!

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