Você que se preocupa com seu rendimento, com certeza já ouviu falar do estado de Flow, o ápice da produtividade. Essa condição mental causa no indivíduo uma imersão plena naquilo que está exercendo. Incrível, não? Continue a leitura e confira as dicas que preparamos para você.

O psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, foi o responsável por idealizar o conceito de Flow. Ele descreve o estado como uma condição mental onde a pessoa emerge de forma integral naquilo que está executando, entrando em um momento de foco máximo que a faz perder a percepção do espaço e tempo.

Csikszentmihalyi relatou em seu livro “Flow: A Psicologia do Alto Desempenho e da Felicidade”, todos os seus estudos acerca desta experiência mental. Em um de seus capítulos, o cientista relata: “É um momento de concentração tão intensa que não sobra atenção para pensar sobre algo irrelevante ou se preocupar com problemas. A autoconsciência some e a percepção de tempo fica distorcida”.

De acordo com um estudo realizado pela consultoria empresarial Mckinsey & Company, o estado de Flow é tão poderoso que quando o indivíduo atinge essa condição, sua produtividade pode aumentar em até 500%. O acesso ao Flow está diretamente relacionado ao foco.

Entrar nesse estado de subconsciência, com concentração total e satisfação profunda, é o que a maioria das pessoas desejam. Entretanto, é quase impossível estar neste estado durante o trabalho e ao longo da semana. Na maioria das vezes, as circunstâncias ambientais e mentais são um empecilho para tornar este evento possível.

Pensando nas dificuldades do dia a dia, separamos algumas dicas para que você alcance o estado de Flow e tenha esta experiência revolucionária. Veja a seguir quais são elas:

 

1. Cuide do seu corpo e da sua mente

Para que você consiga manter a concentração por longos períodos de tempo, é de extrema importância que o seu corpo esteja descansado e que ele seja nutrido de forma correta. 

Caso algum desses itens esteja desalinhado, seu cérebro não conseguirá ter um bom funcionamento e, por consequência, não será possível atingir o ápice da produtividade.

Outros pontos que dificultam o alcance dos momentos de Flow, são distrações internas, como: pensamentos, preocupações, estresse e ansiedade. Todo este barulho mental que ocupa o seu cérebro diminui a concentração e reduz a sua produtividade.

Para disciplinar a sua mente, crie o hábito de capturar todos os pensamentos assim que eles aparecerem. Este movimento permite esvaziar a sua mente e gera uma sensação de alívio.


2. Livre-se das distrações externas

Um ambiente com muitas distrações interfere na sua produtividade e dificulta que alcance o estado de plenitude. 

Uma maneira simples e rápida de limitar estas interrupções é desativar as notificações dos aplicativos, tanto no computador como no celular. Essas pequenas ações irão te ajudar a se manter focado na atividade. Mas lembre-se de incluir pausas na sua rotina para descansar e visualizar os recados.

Para quem quer fortalecer o foco, é válido investir em técnicas de meditação e mindfulness. O programa Mind da Call Daniel é especializado nessa área.


3. Foque em uma atividade por vez

Concentre-se em uma tarefa por vez. Nosso cérebro é capaz de focar apenas em uma ação. Por isso, não tenha pressa, realize as suas atividades com calma e evite fazer várias coisas ao mesmo tempo.

A prática do multitasking gera fadiga mental, aumenta as chances de cometer erros e eleva a improdutividade. Além disso, como a mente está sob a influência de inúmeros estímulos, é mais difícil ela entrar no estado de Flow. 


4. Defina seus objetivos e monitore

Para que consiga identificar se você está realmente atingindo o ápice da produtividade, é importante ter clareza sobre qual é o objetivo final das tarefas planejadas. 

Monitore seu progresso e o sucesso das suas atividades. Agindo desta forma, ficará mais fácil identificar a sua evolução e perceber se as coisas estão no caminho certo.


5. Competência e interesse são fundamentais

Um ponto crucial para se atingir o estado de Flow, é estar habilitado e motivado a realizar as atividades propostas. Ou seja, o indivíduo deve ser compatível com a função designada, caso contrário, o medo tomará conta da mente, impedindo a concentração. 

Também é necessário que a pessoa seja motivada e tenha interesse em realizar a tarefa, independente de qual for. Quando o indivíduo é obrigado a fazer algo, dificilmente ele conseguirá atingir o estado de Flow. 

 

Seguindo as orientações acima e utilizando o método GTD® em seu dia a dia, sua produtividade aumenta e você será capaz de alcançar o estado de Flow.

Compartilhar: