Se eu disser que não quero escrever este artigo, não quero enviar e-mail algum ou até mesmo que não quero trabalhar, podemos afirmar que vou descansar / relaxar?

Resposta: nem sempre!

Muitas vezes relacionamos o descanso com a falta de atividade ou trabalho, mas o verdadeiro descanso acontece quando estamos com a mente relaxada, quando o nosso cérebro percebe que minimamente temos as coisas no lugar.

O que chamamos aqui de experiência produtiva é estar no controle, focado e ao mesmo tempo relaxado. Porém, alcançar esse estado não se dá por acaso, ou por sorte, cabem estratégias de organização e escolhas.

Essa compreensão pode acontecer, naturalmente, para um grupo de pessoas, mas outras, inclusive uma grande parte, vivem com uma percepção equivocada de que quanto mais trabalham e menos descansam, mais produtivas estão sendo. O problema disso é que vão se acumulando uma série de sentimentos que podem acarretar transtornos reais, como ansiedade, tristeza, estresse, sobrecarga, etc.

Boa parte dessas pessoas são criativas, inteligentes e conseguem grandes realizações, mas em algum momento elas pensam: será que estou produzindo com a qualidade que deveria? Será que estou conseguindo viver como deveria? E nesse momento buscam adaptar a sua forma de vida de maneira a proporcionar um descanso de qualidade, descobrindo que essas pausas são benéficas para um trabalho com mais qualidade e inovação.

Mas o bom disso tudo é que estamos vivendo uma crescente conscientização sobre a importância da qualidade do descanso, inclusive do sono. Personalidades como Elon Musk já tomaram a decisão de mudar a sua rotina, priorizando a qualidade do sono, do descanso e sentindo o impacto de ter mais foco e pensamento crítico apurado diante dessa realidade.

Sobre o Elon Musk e outras pessoas que reavaliaram a sua forma de gerenciar melhor o seu descanso quero deixar aqui a recomendação de leitura de um artigo sobre esses dados no site https://www.falandodegestao.com.br/o-papel-do-descanso-na-produtividade/, onde comento esses dados e a importância dessa conscientização para a produtividade.

Para finalizar quero lembrar que quando o cérebro entende que terá um descanso de qualidade ele engaja melhor nos momentos em que precisa de mais qualidade e foco.

 Escrito por Manoel Messias

Compartilhar: