O método mindfulness, ou atenção plena, consiste em garantir a máxima concentração no presente. Não se trata de se livrar de pensamentos, mas sim de dar foco máximo ao que acontece agora. Como resultado, ele muda o jeito como o cérebro funciona em vários aspectos.

Uma das mudanças está em relação ao peso. De acordo com alguns estudos apontados pela Universidade de Harvard, a aplicação da técnica ajuda a emagrecer, uma vez que, desde que seja praticada corretamente, gera os impactos necessários no organismo.

A seguir, veja como essa relação acontece e qual é o papel do método mindfulness nos números da balança.

Diminuição do estresse e da ansiedade

O estresse e a ansiedade são componentes perigosas quando se fala em alimentação. Há estudos que comprovam que o estresse aumenta a liberação hormonal, o que leva à produção de células de gordura. Com a ansiedade, há uma relação entre o quadro e a compulsão. Tudo isso colabora para aumentar o peso, o que gera problemas na luta contra a balança.

Com a abordagem mindfulness, é possível obter melhores resultados. De acordo com a Universidade de Harvard, a prática pode ajudar a diminuir os níveis de estresse e de ansiedade. Desse modo, os padrões alimentares são favorecidos, o que garante resultados satisfatórios.

Melhoria na qualidade do sono

O sono é outro componente do peso. O excesso ou a privação de descanso, de acordo com o The American Journal of Clinical Nutrition, podem aumentar a predisposição à obesidade. Assim, é mais difícil emagrecer quando não se tem um sono regulado.

Por outro lado, o método mindfulness pode ajudar. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Sudeste da Califórnia, a prática auxilia a aumentar a qualidade do sono e a facilidade de adormecer. Isso facilita ter as horas necessárias de descanso, o que gera um funcionamento otimizado do organismo.

Também é um meio de conseguir uma disposição ampliada no dia seguinte, além de tornar o sono reparador. Desse jeito, os indivíduos têm maior nível energia para praticar atividades, por exemplo.

Favorece a alimentação consciente

O método mindfulness dá origem a uma prática conhecida como mindful eating. Em tradução livre, seria algo como atenção total para a alimentação. Para aplicar essa meditação, é necessário focar no alimento, em vez de se distrair com outros estímulos. Além disso, a mastigação e a deglutição acontecem em um ritmo mais lento. Isso favorece a digestão e, principalmente, o sinal que o cérebro envia para avisar que o corpo está satisfeito. Assim, é possível evitar comer além do necessário.

A importância dessa prática é tão grande que foi confirmada por uma publicação do Journal of Family Medicine & Community Healthy. No estudo, ficou comprovado que os praticantes da alimentação com atenção plena perderam mais peso do que os que não aplicaram essa prática.

O método mindfulness é uma alternativa eficaz para auxiliar na perda de peso. Por causa de seus efeitos, ajuda a equilibrar o organismo, o que gera resultados muito melhores para a diminuição dos números da balança.

Para ficar por dentro de todas as orientações e novidades sobre meditação, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as postagens! Para participar de nosso treinamento, inscreva-se aqui.

Compartilhar: