É muito comum percebermos que algumas pessoas ainda têm dúvidas com relação a como montar um Sistema GTD®.

Fato é que não existe sistema perfeito. Sempre existe oportunidades para melhorias e mudanças. O foco não deve ser no sistema em si, mas na utilização dele. Não é à toa que o David Allen (criador do método GTD®) diz que até uma folha de papel de pão serve para criar o Sistema GTD®.

De toda forma, para tentar sanar qualquer dúvida que ainda possa restar, estamos disponibilizando um Sistema GTD® no Excel, para que todos possam usar!

 

Acesse aqui seu template GTD® no excel

 

Bom, posso imaginar que agora muitos de vocês estão com as seguintes perguntas em mente:

“Mas o Excel é a melhor ferramenta para usar o GTD®?”

“Como usar esse Excel se eu não estiver em meu computador?”

“Mas o Excel não tem lembretes como outros aplicativos têm.”

Como já falamos em diversos outros posts, não existe a ferramenta perfeita, mas sim aquela que funciona para você. Sendo assim, o Excel pode ser sim uma boa opção para o uso do GTD®. Todas as ferramentas têm seus pontos positivos e negativos.

Sabemos que todo novo conhecimento tem uma curva de conhecimento, onde vamos aos poucos entendendo como funciona a utilização no dia a dia, e com o GTD® não é diferente. Porém algumas pessoas querem aprender o GTD® e juntamente com ele aprender uma super ferramenta. Não que isso seja um problema, de forma nenhuma, porém muitas vezes por conta da quantidade de novas informações, acabamos deixando tudo de lado.

Sendo assim, nossa sugestão é: comece pequeno. Lembre-se que a metodologia GTD® é mais importante do que o aplicativo. O aplicativo não fará nada por você, mas sim a metodologia que você usa para usar o aplicativo.

Portanto, use e abuse desse template no Excel para usar o GTD® e ser mais produtivo!

Por: Michelle Rodrigues

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