Três Dicas do Método GTD®para Impulsionar Seus Projetos
Se você se encontra com um projeto parado há meses e está lutando para colocá-lo em movimento, este artigo foi feito sob medida para você.
Com a chegada do início do ano, é comum o desejo de “zerar o jogo”, fazer promessas e acreditar que tudo será diferente. Aqui vai a boa notícia: sim, podemos e devemos recomeçar sempre que possível. A má notícia é que, se você não mudar, nada mudará. Às vezes, é necessário dar um passo para trás para reavaliar as estratégias.
O cérebro é o maior planejador do mundo. Desde o horário de acordar até o que vestir, muitas vezes, passa por algum nível de planejamento. O cérebro está constantemente planejando, e se por algum motivo eu lhe pedir para parar de planejar, você irá planejar como fazer isso.
O método GTD, criado por David Allen, explora maneiras mais naturais e intuitivas de usar essa habilidade inata. Embora não abordemos todas as nuances da metodologia, aqui estão três dicas que, se aplicadas, podem proporcionar novas perspectivas para impulsionar seus projetos.
- Esvazie Sua Mente:
Uma mente cheia não é produtiva. Anote tudo que chama sua atenção, seja compromissos, pendências, metas, objetivos, sentimentos ou preocupações. Não importa se é pequeno ou grande, pessoal ou profissional. O ato de anotar libera espaço mental, mesmo que você não execute imediatamente.
- Fatie Coisas Complexas em Pequenos Pedaços:
Divida tarefas complexas em pequenas ações. Apenas uma próxima ação física e visível pode mover adiante o que você precisa, impulsionar o progresso. Por exemplo, pesquisar como “tirar” um passaporte é mais realizável do que a tarefa geral de tirar um passaporte. Isso reduz a resistência e torna o processo mais fácil de ser assimilado.
- Defina Claramente Seu Resultado Desejado:
Lewis Carroll, autor de “Alice no País das Maravilhas”, certa vez escreveu: “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. Saber exatamente onde quer chegar facilita a visão do projeto como um todo. Se seu projeto é descansar ao máximo nas férias de 2024, a Disney pode não ser a escolha certa, pois, apesar de espetacular, pode não proporcionar o descanso desejado. Defina seu resultado desejado para orientar o caminho, período, local e demais detalhes.
Lembre-se de explorar mais sobre o método GTD lendo “A Arte de Fazer Acontecer” ou participando dos treinamentos oferecidos pela Call Daniel. Certamente, isso ampliará seu repertório para abraçar mudanças e conquistar resultados diferentes. Até breve!
Por: Marta Oliveira – Instrutora GTD® Call Daniel