Se você se encontra com um projeto parado há meses e está lutando para colocá-lo em movimento, este artigo foi feito sob medida para você.

Com a chegada do início do ano, é comum o desejo de “zerar o jogo”, fazer promessas e acreditar que tudo será diferente. Aqui vai a boa notícia: sim, podemos e devemos recomeçar sempre que possível. A má notícia é que, se você não mudar, nada mudará. Às vezes, é necessário dar um passo para trás para reavaliar as estratégias.

O cérebro é o maior planejador do mundo. Desde o horário de acordar até o que vestir, muitas vezes, passa por algum nível de planejamento. O cérebro está constantemente planejando, e se por algum motivo eu lhe pedir para parar de planejar, você irá planejar como fazer isso.

O método GTD, criado por David Allen, explora maneiras mais naturais e intuitivas de usar essa habilidade inata. Embora não abordemos todas as nuances da metodologia, aqui estão três dicas que, se aplicadas, podem proporcionar novas perspectivas para impulsionar seus projetos.

  1. Esvazie Sua Mente:

Uma mente cheia não é produtiva. Anote tudo que chama sua atenção, seja compromissos, pendências, metas, objetivos, sentimentos ou preocupações. Não importa se é pequeno ou grande, pessoal ou profissional. O ato de anotar libera espaço mental, mesmo que você não execute imediatamente.

  1. Fatie Coisas Complexas em Pequenos Pedaços:

Divida tarefas complexas em pequenas ações. Apenas uma próxima ação física e visível pode mover adiante o que você precisa, impulsionar o progresso. Por exemplo, pesquisar como “tirar” um passaporte é mais realizável do que a tarefa geral de tirar um passaporte. Isso reduz a resistência e torna o processo mais fácil de ser assimilado.

  1. Defina Claramente Seu Resultado Desejado:

Lewis Carroll, autor de “Alice no País das Maravilhas”, certa vez escreveu: “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. Saber exatamente onde quer chegar facilita a visão do projeto como um todo. Se seu projeto é descansar ao máximo nas férias de 2024, a Disney pode não ser a escolha certa, pois, apesar de espetacular, pode não proporcionar o descanso desejado. Defina seu resultado desejado para orientar o caminho, período, local e demais detalhes.

Lembre-se de explorar mais sobre o método GTD lendo “A Arte de Fazer Acontecer” ou participando dos treinamentos oferecidos pela Call Daniel. Certamente, isso ampliará seu repertório para abraçar mudanças e conquistar resultados diferentes. Até breve!

Por: Marta Oliveira – Instrutora GTD® Call Daniel

Compartilhar: