Em alguns momentos ficamos entediados com nossa rotina, é verdade. Mas mesmo os que já encontraram um prazer enorme em sua vida profissional e são apaixonados por seu trabalho precisam reservar tempo para suas outras vidas; familiar, social, amorosa, espiritual…

 
qualidade de vida

Produzir qualidade de vida é possível com um bom equilíbrio entre seu tempo na empresa e fora dela com amigos, parentes e até sozinho. Mas não é só isso. O ambiente que você permanece longos períodos ou que usa para concentrar-se é fundamental. A boa administração de suas energias para usufruir o máximo a cada momento fará toda a diferença.

 

Você pode até dizer que jamais conseguirá implementar as 7 sugestões para melhorar sua qualidade de vida. Não tem problema, conseguindo apenas uma delas já perceberá uma significativa melhora e este passo terá sido então apenas o primeiro. Acredite.

1. O espaço interfere

Alguns empresários após o primeiro período de prosperidade já providenciaram um espaço especialmente dedicado ao trabalho que favorece sua produção pessoal. Alguns constroem um andar superior com vista ampliada. Outros se escondem no campo, na praia, no gelo. Pode não ser nada excêntrico, apenas um cantinho silencioso protegido de interrupções externas indesejadas com uma simples plaquinha de “por favor, não interrompa”. Vale incenso, flores, imagens de carros esporte potentes e até antigas fotos de suas conquistas anteriores.

2. A música faz milagres

Os sons possuem a magia de penetrar em seu sub-consciente e transformar água em vinho. Por mais complicado que pareça uma busca pelos sons que sua alma vai gostar, vale cada segundo. A música pode resgatar você de uma profunda depressão e trazê-lo a mais plena tranquilidade e bem estar. Pode mudar seu humor como num passe de mágica. Use esta ferramenta para sua qualidade de vida, a saúde física e emocional agradecem.

3. Prosperidade e satisfação caminham juntas

Para se obter qualidade em algo é preciso atenção, empenho e dedicação. Estes 3 itens podem parecer penosos quando a tarefa é “complicada”. Porém quando você gosta e sente prazer em fazer algo tudo parece muito simples e gratificante. Pode ser pilotagem de avião, mapeamento de ossos, atendimento a clientes ou coordenação de subordinados. Não faz diferença se você trabalha construindo prédios ou criando softwares. Tudo parece fácil quando se sabe e gosta. A prosperidade é atraída para “um você” satisfeito. Não sucumba a tentação de manter-se numa atividade profissional que só traz dinheiro e muito estresse.

4. Organização e Métodos (O&M)

O termo “organização e métodos” parece ter sido abandonado em algum ponto do tempo, mas a verdade é que sua eficácia está mais presente do que nunca. A organização já facilita bastante qualquer rotina e selecionar metodologias alinhadas com sua personalidade ou tipo de trabalho certamente vão interferir nos resultados. +Produtividade com –Estresse é a palavra de ordem e organizar bem seu tempo com uma metodologia consagrada como o GTD, por exemplo, fará uma diferença fundamental em sua qualidade de vida.

5. Renda-se a mobilidade

É bastante monótono passar horas no transporte, em filas ou salas de espera. Quando você tiver um netbook, tablet ou um smartfone as mãos terá a opção de ler algo interessante ou até terminar um relatório da empresa. As conexões de internet que você usa atualmente podem não atingir suas expectativas, mas elas estão sempre se superando e muita coisa pode ser realizada nos lugares mais improváveis, em poucos minutos, a qualquer distância, mesmo com uma internet fraquinha. Canalizar a energia ociosa destes momentos é útil até para escolher de maneira consciente não pensar em nada, esvaziar a mente.

6. Conquiste a flexibilidade

Muitas empresas vêm adotando horários de trabalho flexíveis. Se a que você está ainda não tem, pode ser o melhor momento para sugerir isso. Existem muitas vantagens. Desde fugir do trânsito até reservar 2 horas do domingo para algum relatório sem nenhum peso na consciência. Flexibilidade não é deixar de fazer, é escolher o melhor horário para aumentar sua produtividade, é gastar apenas 1 hora no que normalmente consumiria 3. As pesquisas científicas justificam as pausas para recarregar a “bateria”. Criar uma flexibilidade para não depender de “X” horas corridas no cumprimento dos prazos promove tranquilidade. Seu chefe pode gostar desta sugestão para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

7. Experimente a MonoTarefa

Multitarefa é um conceito relativamente novo, ganhou adeptos com o sistema operacional Windows nos computadores e solidificou-se no ritmo frenético da internet – e-mails, comunicadores instantâneos – e muita, muita informação. Mas pouco a pouco estamos percebendo que não somos como os computadores e realizar uma única tarefa com mais concentração, evitando interrupções – mesmo as mínimas – promovem resultados com outra qualidade. A tendência mundial é manter o foco para produzir mais e melhor.

Sua qualidade de vida vale ouro. Se encontrou bons caminhos para mantê-la compartilhe conosco suas soluções.

Obrigada

+ Produtividade – Estresse
[email protected]
Especialista em Gestão do tempo e Produtividade

 

 

Compartilhar: