Metodologia

Em 2013, um estudo de caso independente foi conduzido para compreender o impacto do treinamento de liderança em líderes e seus subordinados diretos e os efeitos secundários do coaching para reforçar os conceitos aprendidos no treinamento. Cento e vinte e quatro indivíduos participaram no pré-teste e 78 indivíduos participaram no pós-teste.

O grupo controle de gestores recebeu dois meios-dias de sessões de treinamento do programa SLII® da Ken Blanchard Companies®. Pré e pós-avaliações foram realizadas aos subordinados diretos desses líderes antes e depois do treinamento.

O grupo tratamento de gestores recebeu os mesmos dois meios-dias com sessões de treinamento Blanchard® usando o SLII, bem como três sessões mensais de coaching nas quais eles puderam revisar avaliações de seus subordinados, analisar os problemas diagnosticados e fazer um brainstorm com um coach visando pensar como eles podem usar os conceitos do SLII para solucionar esse problemas.

  • O propósito do estudo foi determinar o efeito de certos comportamentos diretivos e apoiadores sobre
  • O afeto ou estado emocional de seus subordinados diretos
  • A relação interpessoal dos subordinados diretos com o líder
  • A satisfação que o subordinado direto tem em relação ao líder
  • A conexão das cinco intenções específicas do trabalho—cidadania organizacional, vontade de fortalecer a instituição, vontade de permanecer na instituição, intenção de performar e intenção de exercer esforço extra em favor da instituição.


Resultados

Líderes no grupo controle observaram os seguintes progressos na percepção dos seus subordinados:

  • O sentimento positivo (ponto de vista emocional) melhorou significativamente, quase 3 pontos de 16.7 à 19.2 de um total de 25 pontos
  • A intenção de performar significativamente melhorou quase 2 pontos de 14.7 à 16.4 de um total de 18 pontos
  • Intenção de Permanência aumentou significativamente de 12.9 para 15.0 de um total possível de 18 pontos
  • Cidadania Organizacional aumentou significativamente de 14.9 para 16.7 de um total de 18 pontos possíveis

Líderes no grupo tratamento que receberam o treinamento SLII e o coaching viram as seguintes evoluções nas avaliações dos seus subordinados diretos:

  • Scores dos comportamentos diretivos melhoraram significativamente de 12.5 a 14.8 em 18 pontos possíveis
  • Scores dos comportamentos apoiadores melhoraram significativamente de 13.3 a 15.6 em 18 pontos possíveis
  • A satisfação em relação ao líder melhorou significativamente de 18.1 a 21.2 em 25 pontos possíveis

 

Conclusão

Em suma, foram observadas melhorias em ambos os grupos, embora essas melhorias sejam diferentes. O grupo controle viu melhorias em relação às intenções que foram mensuradas, bem como aos desejos positivos; enquanto as melhorias observadas no grupo tratamento foram relacionadas ao uso de comportamentos diretivos e apoiadores e à satisfação com o líder. Nós acreditamos que as razões que justificam essas diferenças estão relacionadas a diversas pontos:

  • Os líderes no grupo tratamento que receberam treinamento no SLII e coaching provavelmente estavam mais focados no uso apropriado dos comportamentos diretivos e apoiadores. Acreditamos que o coaching que receberam modelou a forma com que eles se comunicavam com seus subordinados. Também acreditamos que o treinamento permitiu a esses líderes desenvolver uma compreensão mais profunda do que significa ser um líder situacional. Esses líderes devem ter focado mais no desenvolvimento do seu pessoal do que nos resultados, da mesma maneira que seus coaches direcionaram o foco e a ênfase mais à habilidade de suporte.
  • Os líderes no grupo controle que receberam o treinamento no SLII, mas nenhum coaching, possivelmente estavam mais focados em fazer funcionar o modelo do que no desenvolvimento de pessoas. Acreditamos que esses líderes desse grupo compreenderam os conceitos do SLII, mas sua integração permaneceu a um nível mais macro.
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