Os quarenta anos de pesquisas da Blanchard provaram que o melhor estilo de liderança é aquele que atende às necessidades de desenvolvimento das pessoas com quem você está trabalhando. Seus reportes diretos são novos e inexperientes na tarefa em questão? Se assim for, mais orientação e direção são necessárias. Eles são experientes e qualificados? Nesse caso, eles requerem menos supervisão prática e um estilo mais apoiador.

Todos nós estamos em diferentes níveis de desenvolvimento, dependendo da tarefa em que estamos trabalhando em um determinado momento. Para trazer à tona o melhor de cada um, a liderança deve se adaptar tanto ao indivíduo quanto à situação. Dar às pessoas supervisão excessiva ou insuficiente exerce um impacto negativo no desenvolvimento da equipe.

O modelo de desenvolvimento de liderança de Blanchard, SLII®, adota uma abordagem situacional para uma liderança eficaz. Esse modelo é baseado na premissa de que as pessoas podem e querem se desenvolver e não existe um único melhor estilo de liderança para estimular esse desenvolvimento.

 

Os Quatro Estilos De Liderança

No modelo de liderança SLII® existem quatro estilos básicos de liderança Dirigir, Orientar, Apoiar e Delegar. Estes correspondem aos quatro níveis básicos de desenvolvimento: Principiante Empolgado, Aprendiz Decepcionado, Colaborador Capaz, mas Cauteloso, ou Realizador Autoconfiante.

Principiantes Empolgados, precisam ser dirigidos; Aprendizes Decepcionados precisam de orientação; Colaboradores Capazes, mas Cautelosos precisam de apoio; e Realizadores Autoconfiantes precisam que seu gestor confie em delegar as tarefas a eles.

O nível de desenvolvimento varia de objetivo para objetivo ou de tarefa para tarefa. Um indivíduo pode estar em um nível de desenvolvimento em um objetivo ou tarefa e estar em um nível diferente de desenvolvimento em outro objetivo ou tarefa.

 

O papel do Líder é muito importante – especialmente para aqueles que se esforçam por fazê-lo bem.

Pronto para colocar a mão na massa?

A SLII Experience™ ensina gestores a liderar de forma situacional, dando a seu pessoal o apoio ou a direção certa no momento certo.

Trabalhe com a Blanchard para desenvolver Líderes SLII®

Seremos seus parceiros para entender suas necessidades de negócio e definir suas expectativas de desenvolvimento.

Contate-nos em www.calldaniel.com.br

Compartilhar: