Líderes eficazes utilizam dois tipos de comportamento de liderança: Diretivo e de Apoio. Em nossa avaliação Perfil de Comportamentos de Liderança II, definimos Comportamentos de Liderança Diretivos como ações que moldam e controlam o que, como e quando as coisas são feitas, e Comportamentos de Liderança de Apoio como ações que desenvolvem a confiança e o respeito mútuos, resultando em maior motivação e segurança.

Neste artigo, vamos dar uma olhada mais profunda em comportamentos diretivos e de apoio específicos que você poderá utilizar para ser mais eficaz como líder. Pronto(a) para começar? Vamos começar com os Comportamentos de Liderança Diretivos.

Comportamentos de Liderança Diretivos

Comportamentos de Liderança Diretivos são ações que moldam e controlam o que, como e quando as coisas são feitas. Líderes com pontuações altas em Comportamentos de Liderança Diretivo estruturam, definem, organizam, ensinam e monitoram com eficiência.

Os sete Comportamentos de Liderança Diretivos são:

  1. Estabelecer objetivos SMART – definir qual é o objetivo e o que é um trabalho bem feito
  2. Dizer e mostrar como fazer
  3. Estabelecer prazos
  4. Identificar prioridades
  5. Clarificar papéis – identificar responsabilidades, determinar limites de autonomia/autoridade e esclarecer como serão tomadas as decisões
  6. Desenvolver planos de ação – organizar um plano para o aprendizado
  7. Acompanhar e verificar o desempenho

Uma palavra final sobre Comportamentos Diretivos

Os Comportamentos Diretivos da SLII® incluem como definir metas SMART, dizer e mostrar como fazer, estabelecer cronogramas, identificar prioridades e esclarecer funções. São ações que moldam e controlam o quê, como e quando as coisas são feitas. Os líderes que utilizam o modelo SLII® recorrem a essas habilidades diretivas quando seus subordinados estão nos primeiros estágios de aprendizado de uma nova tarefa ou trabalhando em uma meta, momento no qual sua competência ainda é relativamente baixa e eles precisam de orientações específicas.

Escrito por: The Ken Blanchard Companies®

Compartilhar: