3 segredos para se tornar um empregador vitalício para uma nova geração de trabalhadores
As pessoas ficam sempre chocadas quando me ouvem dizer que, aos 26 anos, encontrei a empresa onde quero trabalhar para o resto da vida. Como posso ser tão jovem e ter tanta certeza de que é aqui que quero passar toda a minha carreira?
Superficialmente, posso parecer uma anomalia entre as pessoas da minha faixa etária. Muitos de meus amigos estão passando por esgotamento e procurando novos empregos. A investigação indica que não estão sozinhos nos inquéritos que mostram trabalhadores de todas as idades, mas especialmente os trabalhadores da geração Y e da geração Z que reportam as taxas mais elevadas de esgotamento, com 59% e 58%, respetivamente.
Mas não sou tão único quando se trata de engajamento e retenção. As pessoas querem acreditar que é possível fazer parte de uma cultura de trabalho baseada na confiança e na colaboração, onde são livres para crescer e se desenvolver ao longo de muitos anos.
A longevidade no trabalho é boa não só para os indivíduos, mas também para as organizações. O envolvimento dos funcionários é a força motriz por trás do sucesso organizacional. Funcionários capacitados são mais produtivos, inovadores e comprometidos. O custo da rotatividade de funcionários é simplesmente alto demais para que as organizações ignorem os fatores que podem levar a uma força de trabalho engajada e energizada.
Então, quais são as chaves para desbloquear e manter o envolvimento dos funcionários? Crescimento, comunicação e confiança. Estes elementos fundamentais não só capacitam os funcionários, mas também contribuem para o sucesso geral de qualquer organização.
Comece com crescimento
O crescimento é uma necessidade humana básica. Todos buscamos o desenvolvimento pessoal e profissional, e o local de trabalho oferece um ambiente ideal para promovê-lo. Empresas que priorizam e investem no crescimento de seus colaboradores criam uma cultura de engajamento e fidelização.
Oferecer oportunidades de crescimento e planos de carreira claros para os funcionários é fundamental para a retenção. Quando as pessoas sentem que as tarefas que lhes são atribuídas são significativas e que o seu trabalho árduo levará ao avanço dentro da empresa, isso permite-lhes ampliar as suas competências, enfrentar novos desafios e causar um impacto positivo.
Quando as pessoas assumem a responsabilidade pelo seu próprio crescimento dentro de uma empresa, sentem um forte sentimento de envolvimento – e é essencial que isso seja celebrado pelo seu gestor. Ter discussões individuais regulares sobre objetivos de carreira e oportunidades de promoção é uma ótima maneira de os gerentes capacitarem os funcionários para assumirem a responsabilidade por seu próprio crescimento. Sou grato porque a empresa em que trabalho oferece um curso opcional de desenvolvimento de carreira. Como a participação não é obrigatória, pude experimentar uma verdadeira sensação de autonomia quando tomei a decisão de fazer o curso.
Uma comunicação eficaz é essencial
Os funcionários que abraçam o crescimento e assumem a responsabilidade abrem o caminho para o seu próprio envolvimento e retenção. No entanto, é importante lembrar que o crescimento prospera melhor num ambiente de comunicação aberta e eficaz entre funcionário e gestor.
Muito do que torna nosso trabalho gratificante é nossa conexão com nosso líder. Costuma-se dizer que as pessoas não abandonam empregos, elas abandonam gestores. O relacionamento mais importante que temos no trabalho é realmente aquele que temos com nosso gerente.
A comunicação eficaz é essencial para cultivar um relacionamento saudável entre funcionário e líder. Ser capaz de comunicar abertamente com os líderes cria confiança, promove o envolvimento e ajuda a proteger as pessoas do esgotamento. Cada vez que um funcionário se encontra pessoalmente com seu chefe, isso reforça seu relacionamento autêntico. Meu gerente me capacita a definir a agenda de nossas reuniões e me dá espaço e tempo para discutir meu progresso, desafios e metas, o que apoia nosso relacionamento.
Devo admitir que as pessoas na minha empresa têm uma certa vantagem. Uma vantagem de trabalhar na Blanchard® é a disponibilidade de programas de treinamento como SLII® , Essential Motivators™ e Conversational Capacity® . As habilidades adquiridas com esses programas permitem que os alunos se comuniquem de maneira mais eficaz, com uma maior compreensão de si mesmos e uns dos outros. Esta abordagem colaborativa à comunicação e ao crescimento nutre um sentido de propriedade e responsabilidade partilhada, o que me mantém altamente empenhado e ansioso por permanecer na Blanchard.
A confiança é a base
O terceiro elemento, subjacente a todas as outras razões pelas quais quero trabalhar na minha organização o maior tempo possível, é a confiança . A confiança é necessária para que exista o envolvimento dos funcionários.
Quando os funcionários confiam nos seus líderes, é mais provável que não só invistam o seu tempo e energia, mas também sintam uma sensação de segurança no trabalho. Porque confio que o meu chefe tem em mente os meus melhores interesses, bem como os melhores interesses da empresa, sinto segurança psicológica no trabalho e uma profunda sensação de bem-estar. Meu gestor também me capacita e confia em mim para realizar meu trabalho, o que me permite vivenciar autonomia sem me sentir isolado – sei que posso pedir orientação e apoio quando preciso.
As pessoas estão dispostas a ir longe quando confiam que o seu líder tem os melhores interesses em mente e quando essa confiança é apoiada pelas palavras e ações do líder.
Invista nas pessoas
O envolvimento dos funcionários requer um foco estratégico no crescimento, comunicação e confiança. Estes três elementos-chave não só capacitam os funcionários, mas também criam uma cultura de envolvimento que leva ao aumento da produtividade, à inovação e à lealdade a longo prazo.
Como profissional de 26 anos que sonha em um dia se aposentar na minha empresa, posso afirmar que as organizações que priorizam o crescimento dos funcionários, a comunicação aberta e a construção de confiança criam uma cultura de local de trabalho onde os funcionários se sentem valorizados, motivados e entusiasmados para contribuir com o seu melhor. diariamente. Essas organizações têm maior probabilidade de colher os frutos de uma força de trabalho altamente engajada.
Por: Ellie Haskins, facilitadora de comunidade e experiência da Blanchard®