Você sente que está ocupado todo o tempo? Sente que estando ocupado está sendo produtivo? Se a resposta for sim, talvez seja a hora de parar e repensar sobre as atividades que está realizando.

A armadilha do “estou ocupado” faz com que você pense que está tomando a melhor decisão quando na verdade pode estar deixando de priorizar as atividades adequadas. Para quem aplica o GTD® em sua rotina, isso significa que você está pulando alguns passos importantes e não está sendo produtivo como poderia. 

 

A armadilha do “estou ocupado”

 

Muitas vezes temos um número de demandas tão alto que nos deixa ansiosos e estressados e por isso realizamos a primeira atividade que aparece à nossa frente. Por um momento, isso nos traz a sensação de que estamos sendo produtivos, mas assim que finalizamos a tarefa, a comprida lista de afazeres volta a ser uma realidade. Afinal de contas, escolher o  mais fácil ou o que grita mais alto não é o melhor critério para fazer escolhas de momento

 

É por esse motivo que precisamos aprender a esclarecer, organizar e engajar antes de realizar as ações necessárias.

 

Seguindo os passos do GTD®

Ao começar a implementação do método GTD® é comum que algumas pessoas foquem apenas no primeiro passo e após realizar a captura de suas tarefas já saiam realizando as ações sem esclarecer antes cada uma delas. 

 

  • Esclareça! 

Esclarecer suas demandas é um processo fundamental de raciocínio, pois você irá decidir exatamente o que fazer com cada item da sua lista.

 

  • Organize!

Organizar suas tarefas em diferentes categorias é essencial para que você tenha um controle geral do que precisa fazer e da prioridade de cada item.

 

  • Reflita!

Lembre-se de refletir sobre os seus compromissos, já que isso possibilita que você tenha controle sobre o que está realizando e mantenha suas listas atualizadas.

 

  • Faça!

Chegou o momento de colocar a mão na massa, afinal, depois de esclarecer, organizar e refletir este é o momento de fazer acontecer.

 

Lembre-se que cada um dos passos do GTD® tem sua importância e é a junção deles como um todo que garantem o sucesso da aplicação do método. 

Tenha um aprendizado ainda mais profundo sobre o método com nossos treinamentos certificados! Acesse www.calldaniel.com.br e confira nossas turmas abertas.

Compartilhar: