shutterstock_185422997

Este é um artigo da Série “Ferramentas” / “Aplicativos”: GTD + GSuite. Clique aqui para ver os outros da mesma série.

Neste último artigo da Série GTD+GSuite vamos mostrar uma sugestão de sequência para o Engajar, aprender como marcar Feito usando estas ferramentas e o que fazer se a internet parar (ativação do recurso off line).

 

Engajar

 

Chegou a hora de agir? Sim.

Com um sistema confiável (constantemente revisado/atualizado) podemos tomar decisões sobre o que fazer, tranquilos de que será o que realmente importa.

O GTD propõe que:

  1. Façamos o que está planejado (calendário)
  2. Sem nenhum compromisso no Calendário, siga para Lista de Próximas Ações usando os Critérios Limitantes (Contexto, Tempo e Energia)

    Uma boa sequência, para quem ainda não tem tudo em ordem, na minha opinião, pode ser esta:

    1. Defina seu trabalho (se não o fez até este momento)
    2. Faça o trabalho à medida que aparece
      • Esta escolha pressupõe que é algo inesperado e você, baseado em seu sistema confiável, tem consciência de que interromper seu foco atual é sua melhor opção
      • Se não for este o caso, capture rapidamente e volte a tarefa anterior
      • Fazer o trabalho a medida que aparece “sempre”, significa que está descumprindo os compromissos já assumidos ou que ainda não assumiu nenhum
    3. Faça o trabalho predefinido em seu planejamento
      • Térreo: Calendário/Listas de Próximas Ações
      • Considere os Critérios limitantes: Contexto, o Tempo e os Recursos disponíveis

 

Seja no formato de papel amassado ou itens ticados, tanto faz. Conforme o dia vai passando a pilha de “Feito” vai crescendo. Lembre-se, se isso não está acontecendo, você provavelmente passa o dia todo fazendo uma coisa só ou algo está errado.

 

No Gmail costumo atribuir a Tag “Feito”. No Tarefas, basta ticar que a ação vai para o fim da lista, riscada. Você pode recuperar/reativar a tarefa ticando novamente nela.

 

O mesmo vale para o Keep, dentro e fora do Gmail

 

 

O que fazer se a internet parar?

 

A única ferramenta que vai precisar de configuração adicional para funcionar off line é o Google Drive. Leia neste artigo como ativar este recurso. As demais já são assim por padrão. Mas vale conferir também no Gmail (nova versão) no ícone roda dentada, pois a maneira de disponibilizar e-mails offline mudou:

gmail offline

 

Pode parecer bobagem, mas se parar um pouquinho para pensar vai se lembrar de quantas vezes parou seu trabalho por falta de algo que só era possível se tivesse uma conexão. Este é um dos principais diferenciais do GSuite para meu GTD.

 

Aqui finalizamos a sequência de passos do GTD usando 5 apps do Google que funcionam tanto em desktop quanto no smartphone, on e off line. Gostou? Leia a Série toda clicando aqui.

 

Envie seus comentários, dúvidas e sugestões. Que tal um artigo sobre o novo app do Tarefas? Ele ficou divino, amei!

app tarefas

Grande abraço

 

{{cta(’40f1399e-0510-45b6-b2a0-bae603a14f53′)}}

Compartilhar: