Olá leitores da Call Daniel, tudo bem? 
 
Estamos continuando o envio das 52 reflexões semanais do David Allen, traduzidas livremente do seu segundo livro, “Ready for anything”, onde ele traz textos para aprofundamento no GTD. Nossa querida Thais Godinho teve a brilhante ideia de compartilhar com o time da Call Daniel e nós estamos tomando a liberdade de enviar a cada semana para todos os assinantes do Blog “Dicas Call Daniel”.
 
readyFORanything.jpg
 
O tema desta semana pode ter um título esquisito, mas vou explicar: como vimos na semana passada, se você não conhece o inventário completo o seu trabalho, você não pode ficar tranquilo(a) com relação às escolhas que você faz (afinal, como saber que estamos fazendo as escolhas certas?). O que o David diz é que, quando você sabe tudo o que tem para fazer, você consegue ter uma integridade de dizer NÃO, justamente porque sabe o que precisa ser feito e quais são suas prioridades.
 
Aí ele levanta uma reflexão, que é: qual o ponto ideal entre liberdade e estrutura? Quando que se organizar significa organizar muito? E quando que relaxar é relaxar muito? É comum pensar que limites nos limitam. (Nota pessoal: Eu ouço MUITO isso no blog – “não me organizo porque sou criativo e não gosto de limites”). Ao mesmo tempo, acho que todo mundo tem a leve noção de que, quando quer alcançar algo, precisa exercer uma leve pressão, ter um pouco de disciplina, para alcançá-lo. Qual a saída então?
 
Essa não é uma reflexão filosófica. Quando você tem que processar 400 e-mails na segunda-feira e seu telefone não para de tocar, você está lidando com estrutura X liberdade.
 
Aqueles que amam a liberdade ficam frustrados quando se deparam com uma atividade nova muito legal, desafiadora ou simplesmente divertida que não podem fazer no momento porque há atividades pré-definidas que precisam ser realizadas. Já os controladores exercem melhor seu poder de foco quando as pastas estão organizadas, os e-mails processados, e a agenda sendo cumprida, e ficam malucos naquele dia em que são interrompidos 50 vezes.
 
Todo mundo pode se relacionar numa boa com ambos os lados. Sim, nós queremos ter controle, mas não, não queremos nos limitar por causa dele. Controlar as coisas não significa estar preso a elas. E a chave para atingir esse equilíbrio chama-se: concentração e cooperação.
 
Esses dois juntos nos dão tanto a liberdade que queremos quanto a estrutura que precisamos para maximizar nossa efetividade. Concentração é a chave para o “eu posso”, enquanto a cooperação é o lubrificante que faz as engrenagens girarem. Atletas top demonstram isso maravilhosamente – eles são super focados ao mesmo tempo que prestam extraordinária atenção ao ambiente em que estão, assim conseguindo fluir com sua realidade e ainda usá-la em vantagem própria.
 
Para responder um e-mail, você precisa se concentrar e elaborar. Afinal, ou você criou aquele e-mail que voltou ou você permitiu que ele chegasse. A conclusão é que você precisa criar uma estratégia para lidar com eles. Estou falando dos seus e-mails, mas a ideia é que você crie uma estratégia para todas as coisas com as quais você se comprometeu. Só assim você conseguirá se concentrar naquilo que está fazendo
 
A estrutura caminhará junto com a liberdade porque ela proporcionará que você faça as escolhas mais corretas de acordo com as suas prioridades. E você precisa conhecer todos os acordos que você fez para estar seguro(a) das suas decisões.
 
Sobre prioridades, falaremos na semana que vem!
 
Por sinal…
  • Do que você gostaria de se libertar? Que disciplina é necessária para alcançar essa liberdade?
  • Do que você pode se desapegar mais?
  • Onde você pode usar mais controle e estrutura?
Boa semana!

{{cta(’19a9f73f-64eb-44f9-a8b3-989946b2f368′)}}

Compartilhar: