Eu preciso ter mais tempo? Ou o importante é escolher melhor o que fazer com o tempo que tenho? Veja neste artigo algumas possibilidades.

administrar ações

A ABRH-Nacional defende que administrar o tempo é uma ilusão, o que podemos fazer é administrar nossas ações no tempo.

 

Ter mais tempo do que “precisa” traz uma liberdade de escolha importante no planejamento e realização de seus objetivos de vida. Comece agora mesmo a olhar para sua atual rotina e imaginá-la mais suave e tranquila. Se você tivesse 3 horas a mais por dia, disponíveis para qualquer coisa, o que faria nelas? Provavelmente uma parte de nós usaria para conquistar mais tranquilidade, outra para conquistar mais resultados. No entanto a maioria de nós está em desequilíbrio, pendendo para muito tranquilo ou muito produtivo.

 

O que seria uma gestão de tempo ou de ações no tempo, desequilibrada?

Quando você atinge o máximo de tranquilidade, decidiu abdicar de muitas coisas para isso. Quem sabe escolheu não casar, não ter filhos, deixar a pós-graduação para depois ou não assumir novos desafios profissionais. A recíproca é verdadeira. Se está no auge de sua produtividade optou por abraçar todas as oportunidades que surgiram a sua frente. Pode estar dormindo pouco, trabalhando demais, alimentando-se mal e até compartilhando menos tempo e dedicação aos que ama para conseguir realizar tudo que se propôs. Percebe o desequilíbrio aqui?

 

Uma gestão eficiente de suas ações no tempo trará o conjunto.

Conquistando o equilíbrio entre prosperar e manter sua integridade em relação ao que quer de verdade, estará gerindo seu tempo com maior eficiência. As suas questões essenciais não ficam engavetadas esperando eternamente pelo “quando eu entrar na faculdade”, “quando eu me formar”, “quando conseguir um bom salário”. Você permitirá que seus projetos pessoais avancem paralelamente aos profissionais. A sabedoria está nesta distribuição do tempo para os diversos aspectos de sua vida.

 

Você acredita na possibilidade do equilíbrio, mas nem sempre realizo isso? Mais vezes do que gostaríamos traçamos metas audaciosas demais. Sonhar alto não é uma prática ruim, pelo contrário, é bastante inspiradora. Para conquistar o que deseja, no entanto, é preciso uma boa estratégia.

 

Experimente estas dicas:

Planeje por escrito

Escrever e reler cria um processo evolutivo de maturação das ideias

Reorganize os horários

Algumas atividades fluem melhor de manhã, outras depois que a noite cai. Quando seu progresso em algo parece muito lento, a mudança do horário que costuma realizá-lo pode alterar completamente os resultados.

Altere a frequência

Refeições rápidas em intervalos menores, composta por frutas ou sementes. Visitas ao staff 3 vezes ao dia, para fazer um acompanhamento mais frequente de seus subordinados. Relatórios trimestrais, abrindo margem para redirecionamento de metas. Muitos compromissos se resolvem com a dedicação de até 3 minutos em frequências menores. Outros são mais produtivos quando você estiver inteiro para ele durante 3 horas consecutivas, mas apenas 1 vez por mês.

Defina bem “seus motivos”

Esclarecer para você mesmo “o porquê” de fazer algo interfere diretamente em seu empenho e dedicação na realização.

 

Vale a pena administrar bem suas ações no tempo. Patinar nisso, deixando a ação já planejada adormecida, significa não conseguir o que você realmente quer para sua vida. Repense, redefina, vire o leme totalmente se preciso, mas não deixe passar distraído o tempo do “agora”.

 

Um bom orientador pode ajudá-lo nisso, pense em contratar um coach. Como você vem fazendo suas escolhas sobre onde investir seu tempo?

 

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Imagem : gongbustory.com

Compartilhar: