“Liderança não é algo que você faz para pessoas. É algo que você faz com pessoas.” Ken Blanchard

Objetivos não alcançados, resultados decepcionantes, problemas de comunicação e falta de engajamento—líderes são chamados a resolver questões como essa todos os dias. Mas como os gestores devem lidar com esses desafios? Qual exatamente é o estilo certo de liderança?

Com quarenta anos de pesquisa, a Blanchard® tem provado que o melhor estilo de liderança é aquele que se encaixa às necessidades de desenvolvimento da pessoa com quem você está trabalhando. O colaborador é novo e inexperiente na tarefa em questão? Então mais apoio e direção são necessários. O colaborador é experiente e capacitado? Logo, essa pessoa requer menos supervisão prática. 

Todos nós estamos em diferentes níveis de desenvolvimento na tarefa em que estamos trabalhando em dado momento. Para extrair o melhor em cada um, a liderança deve ser personalizada ao indivíduo e à situação. Dar às pessoas muita ou pouca orientação tem um impacto negativo em seu desenvolvimento.

O nosso modelo, o SLII®,  tem uma abordagem situacional para uma liderança eficaz. Esse modelo é baseado na convicção de que as pessoas podem e querem se desenvolver e de que não existe um melhor estilo de liderança para encorajar esse desenvolvimento.

Os Quatro Estilos de Liderança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há quatro estilos básicos de liderança na abordagem do SLII®: dirigir, orientar, apoiar e delegar. Eles correspondem aos quatro níveis básicos de desenvolvimento: Principiante Entusiasmado, Aprendiz desiludido, Realizador Capaz, mas Cauteloso e  o Realizador autoconfiante.

Principiantes Entusiasmados necessitam do estilo Dirigir, Aprendizes Desiludidos necessitam do estilo Orientar, Realizadores Capazes, mas Cautelosos necessitam do estilo Apoiar e Realizadores Autoconfiantes do estilo Delegar.

O nível de desenvolvimento varia de objetivo para objetivo ou de tarefa para tarefa. Um indivíduo pode estar em um nível de desenvolvimento em um objetivo ou tarefa e estar em outro nível ao receber uma demanda. Por exemplo, quando eu era professor universitário, amava ensinar e escrever. Essas eram tarefas que eu realizava bem e sem supervisão. No entanto, quando se tratava de assuntos administrativos como gerenciar meus recursos e preencher relatórios, no máximo, eu era um Aprendiz Desiludido.

As Três Habilidades de um Líder SLII®

Para se tornar um líder SLII® eficaz, você precisa dominar estas três habilidades:

  • Estabelecimento de Objetivos: Toda boa performance começa com objetivos claros. Esclarecer objetivos envolve garantir que as pessoas compreendam duas coisas: primeira, o que está sendo pedido a eles—suas áreas de responsabilidade—e segundo, como se parece uma boa performance—os padrões de performance pelos quais eles serão avaliados.
  • Diagnóstico: Você precisa diagnosticar o nível de desenvolvimento dos seus colaboradores diretos em cada uma de seus objetivos e tarefas por meio de dois fatores—competência e empenho. Competência é a união de conhecimentos e habilidades que um indivíduo agrega para um objetivo ou tarefa. Empenho tem a ver com a motivação da pessoa e a confiança em relação ao objetivo ou tarefa. 
  • Adequação: Você deve adequar o seu estilo de liderança ao nível de desenvolvimento da pessoa que está liderando. Pouca supervisão, ou em excesso—isto é, dar às pessoas pouco ou muito direcionamento—tem um impacto negativo no seu desenvolvimento. 

Não importa quais desafios de liderança você esteja enfrentando, lembre-se de que todas as pessoas têm potencial de máxima performance—você só precisa saber de onde elas vêm e ir ao encontro delas. 

Garanta o seu sucesso como um líder aprendendo a abordagem de liderança SLII®. À medida que você adquire habilidades para adaptar o seu estilo de liderança ao nível de habilidade das pessoas sob seu comando, a sua eficácia irá aumentar consideravelmente!

Por: Blanchard®

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