Você já parou para pensar quantos acordos faz consigo mesmo todos os dias?

Desde grandes projetos até pequenas ações, cada um deles é seguido por uma parte do seu inconsciente. Esses acordos são os chamados “laços abertos” e podem ser qualquer coisa, desde grandes projetos com potencial para impactar a vida de muitas pessoas, até coisas mais simples, como pequenos reparos em casa ou trocar os pneus do carro. No entanto, independentemente do tamanho ou relevância, cada acordo não cumprido gera um peso mental que pode afetar seu bem-estar e desempenho.

Para manter a clareza mental e reduzir o estresse, é importante gerenciar os acordos que fazemos com nós mesmos ou com outras pessoas. O cérebro não faz distinção entre esses acordos, então a má gestão pode resultar em uma fonte significativa de estresse. Ao aprender a gerenciar esses acordos de maneira eficaz, é possível sentir os benefícios do foco relaxado e reduzir o estresse.

Qualquer coisa que não pertença ao local onde está, do jeito que está, é um “laço aberto”, que vai ficar chamando sua atenção se não for gerenciado de maneira adequada. (ALLEN, David – A Arte de Fazer Acontecer)

Os acordos podem ser categorizados de diversas maneiras: pessoais, profissionais, familiares, sociais, entre outros. E podem variar em termos de complexidade e duração, desde pequenas ações que podem ser concluídas em poucos minutos até projetos complexos que podem levar semanas ou meses para serem finalizados.

Antes de mais nada, é muito importante identificar os acordos assumidos, para garantir que você os tenha no radar. Isso te ajudará a ter uma visão clara do que precisa ser feito e a manter a mente livre da sensação de deixar passar algo. E onde encontrá-los? Simples: todas as coisas na sua caixa de entrada são acordos que você fez ou aceitou mesmo que implicitamente.

 Qualquer acordo do tipo “seria, poderia, deveria” que fica apenas na mente cria uma pressão irracional e insolúvel em tempo integral. (ALLEN, David – A Arte de Fazer Acontecer)

 Os sentimentos negativos em relação aos acordos podem surgir simplesmente como resultado do rompimento de tais acordos. Se você diz a si mesmo que fará algo e não faz, se sentirá mal com isso, podendo até mesmo experienciar sentimento de culpa, frustração e pressão. Mas afinal, o que podemos fazer quando percebemos que não é possível cumprir um acordo? Considere as opções:

  1. Não cumpra o acordo / desfaça o acordo: em alguns momentos, o mais adequado é não cumprir o acordo. Após uma análise mais apurada, você pode perceber que o acordo em questão era inadequado, irrealista ou simplesmente não é mais tão relevante quanto antes, neste caso, desfazê-lo, pode ser a melhor opção. Lembre-se que é fundamental avisar aos envolvidos o mais breve possível. Se for caso, apresente de forma clara as justificativas que impossibilitarão o cumprimento do acordo.
  2. Cumpra o acordo: se ainda é possível cumprir o acordo, mesmo que tenha que rever suas prioridades e se reorganizar, é uma excelente opção. Concluir itens das nossas listas traz uma maravilhosa sensação de produtividade. Além disso, cumprir os acordos assumidos é uma maneira de construir confiança e manter sua integridade pessoal e profissional.
  3. Renegocie o acordo: em alguns casos, o mais apropriado é renegociar o acordo original com as partes envolvidas (ou com você mesmo), especialmente quando o cenário e as prioridades mudam, impossibilitando que o acordo seja cumprido conforme fora planejado inicialmente. Renegociar o acordo envolve discutir abertamente as mudanças de circunstâncias, propor alternativas factíveis e chegar a um novo acordo que seja facilmente gerenciável e aceito por todas as partes.

 Gerenciar nossos acordos é fundamental para uma produtividade livre do estresse. No entanto, a melhor opção para gerenciar esses acordos dependerá da situação específica, do contexto e das pessoas envolvidas. É importante lembrar que imprevistos acontecem e a vida muda constantemente, e, portanto, nem sempre será possível cumprir todos os acordos assumidos. Mas podemos gerenciá-los de acordo com as nossas possibilidades. Para isso, é essencial manter nossas listas de acordos atualizadas, pois é impossível gerenciar algo que não lembramos que existe.

Por: Thiago Alves – Instrutor GTD®

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