Todos nós temos expectativas que, se realizadas, nos trazem muita felicidade. Mas nem sempre nossas expectativas cabem em nossa realidade. A paixão por algo te deixa feliz? Você já sabe qual é a sua paixão?

Nós nutrimos as nossas paixões, não necessariamente uma única e nem sempre eterna.

Jovens ou experientes, somos seres humanos que crescem e se modificam com o tempo, sempre em busca da felicidade. Ainda que viver e trabalhar com paixão seja um dos troféus mais cobiçados hoje em dia, é preciso entender que tal definição nem sempre surge num estalo. 

Segundo este artigo do portal Inc, nem todos sabemos qual é a nossa paixão. Em algum momento nós alimentamos algumas expectativas em alguém ou alimentaram em nós a expectativa de que para ser feliz basta encontrar sua paixão. Será mesmo? Ainda que isso seja realmente verdade, como se encontra a própria paixão?

 

Viver apaixonadamente é algo muito motivador, mas pode acontecer em determinados períodos de sua vida sem necessariamente permanecer. Uma idade específica, empresa especial, ou equipe motivadora poder ser seu ponto de partida. Isso não quer dizer que você não terá esta dúvida novamente ou que não vá mudar de opinião.

 

Para descobrir qual a sua paixão é preciso estar atento. Procure manter suas expectativas mais próximas da realidade atual sem deixar de trabalhar pra mudá-la (se é isso que escolheu). Não se pressione muito para saber qual sua paixão.

 

Se estiver vivendo um momento não muito agradável faça o seguinte para recuperar suas expectativas e até, quem sabe, descobrir sua paixão:

 

Anote e faça uma análise

  1. O status de seu trabalho: você programou e trabalhou para conquistar sua posição atual? Estudou algo específico para ele, teceu uma boa rede de networking? Ele é capaz de fazer você levantar-se da cama todos os dias com satisfação?
  2. Sua saúde social e familiar: até que ponto vem incluindo em sua agenda tempo suficiente para conviver com sua família, amigos e vizinhos? Férias e esportes, por exemplo. Seus filhos estão bem? Sua presença e intervenção na sociedade que vive é algo prazeroso? Que aspectos de sua vida pessoal despertam mais vezes um estado de felicidade?
  3. Agora olhe com atenção para você: o que tem feito exclusivamente para você? Possui um hobby, estuda música, surfa, escala montanhas, cozinha. Entre todas estas atividades quais promovem mais satisfação pessoal? Este é um bom caminho para perceber suas paixões atuais.

 

A felicidade é composta por expectativas que caibam em sua realidade. A realidade atual não é imutável e fazer esta análise periodicamente o colocará mais próximo de mudá-la, se necessário. Este olhar mais atento poderá também indicar o caminho de suas paixões.

 

Você já descobriu algumas de suas paixões? O que vem trazendo felicidade para sua vida? Sua realidade já está próxima do que idealizou? O que acredita que deve mudar? Comente no blog.

 

Abraços

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.

Inspirado no original no portal Inc


Imagem: calcajustaa.blogspot.com

Compartilhar: