Em visita ao site de David Allen fiquei impressionada com o artigo onde o David discorre sobre si mesmo de maneira tão descontraída. Resolvi então criar uma tradução/interpretação simples e despretensiosa apenas para compartilhar com vocês esta visão particular de si mesmo. Na sequência incluí o vídeo de quase 1 hora (em inglês) onde o mestre compartilha seus pensamentos.

 

david

“…
Oi Gente,

As pessoas muitas vezes pensam que ser tão produtivo quanto eu possa requerer algum atributo de nascença ou um trabalho muito duro para isso. Realmente não é preciso, o GTD nasceu do meu desejo de encontrar as maneiras mais fáceis de fazer as coisas, com o mínimo de esforço. Isso deve ser uma boa notícia para você! Quer dizer, particularmente não daria atenção a alguém que fala sobre a produtividade se esse alguém parece estar constantemente trabalhando duro.

Sou a pessoa mais preguiçosa que já conheci.

Algumas vezes admiti isso em meus seminários. Muita gente acha que é a coisa mais tola que já me ouviu dizer pois o que vêem é alguém altamente focado e produtivo. Mas para mim “preguiçoso” significa apenas procurar fazer algo acontecer com o menor esforço possível. Talvez, seja igualmente verdade que sou a pessoa mais eficiente que  já conheci. Parece natural e faz parte de minha vida de trabalho descobrir como obter um resultado com pouca atividade.

Quando estou fazendo o trabalho do jardim tento pensar em quais ferramentas posso precisar, assim não tenho que caminhar para o barracão inúmeras vezes.
Isso não é incomum para a maioria de nós, e tenho certeza que todos criamos nossos próprios atalhos na vida, especialmente para tarefas repetitivas. O que poderia ser uma nova fronteira para a maioria das pessoas é usar esta consciência de ser / estar ficando preguiçoso / eficiente em relação ao pensamento.

Meu sistema de gestão pessoal é criado para não ter o mesmo pensamento duas vezes! Capturo os pensamentos quando surgem pela primeira vez e não preciso usar minha mente da mesma forma outra vez. Basta colocar as coisas que devem ser feitas naquele dia no calendário e pronto,  não tenho que repensar, basta olhar para ele. Tenho um “@ Computer-Online” em minha lista de ações, separada da minha lista “@ computador”, desta maneira quando estou trabalhando no meu laptop em um avião sem-Wi-Fi, não tenho que repensar quais itens da lista que posso ou não fazer, já estão separadas. Decido o passo de próxima ação em meus projetos atuais e não tenho mais que ficar pensando “o que devo fazer para isso acontecer?”  Uma vez por semana reviso os projetos e as áreas que me interessam para focar minha vida, de modo que eu não tenho que ficar me preocupando “o que eu deveria estar pensando sobre isso?”

Não nasci uma pessoa do tipo naturalmente muito organizada e nem é algo que eu faça exclusivamente para o bem de outras pessoas. Tenho apenas trabalhado muito duro para descobrir como o trabalho pode não ser tão difícil. Há coisas melhores para fazer do que desperdiçar TODA nossa energia apenas para o trabalho.
…”

David Allen

Fonte: http://www.davidco.com/newsletters/archive/0213.html
Vídeo David Allen – GTD® on the Road: http://youtu.be/q9_4CoauToY

 

Você também faz algo de maneira espontânea que recebe grandes elogios dos outros? Por favor, comente abaixo, compartilhe conosco!

+ Produtividade – Estresse
[email protected]
Especialista em Gestão do tempo e Produtividade

 

 

imagem: downtheavenue.com

Compartilhar: