Quando dedicar 100% de nossa atenção e empenho não parece suficiente, o que fazer? A pressão pode vir dos colegas de trabalho a nossa volta, do patrão, do chefe, dos familiares… Em alguns momentos ficamos com a sensação de que não vamos dar conta, de que não somos bons o bastante para atender as expectativas.

Nesses momentos, o medo e a ansiedade sobre o que o futuro nos reserva dominam nossa mente. Mas existem soluções.


A ansiedade é um problema?

A ansiedade é uma reação natural nossa aos estados de alerta por algum perigo iminente. Nesse cenário, ela não é um problema, é apenas um aviso que deve ser ouvido e respeitado: previna-se. Ela pode ser considerada um problema à medida que diminui nossa qualidade de vida quando tumultua nossa rotina com pensamentos e sentimentos que nos desequilibram. Mas enquanto estiver sob nosso controle, tudo bem. O problema de verdade é quando a ansiedade domina nossas ações a ponto de criar estragos na vida e na saúde. Será um problema quando nossa preocupação excessiva com um futuro incerto tirar nosso foco, mudar nosso humor ou interferir em nosso bem-estar e diminuir a capacidade de avaliarmos os riscos que corremos.

Descubra se é um problema para você

Enquanto seus pensamentos, emoções e ações permanecerem dentro do que você e as pessoas a sua volta entendem por “não prejudicial”, a ansiedade não é um problema para você. Ela só poderá ser considerada um problema a partir do momento em que começar a prejudicar você ou outras pessoas. Existem vários transtornos associados ao estado ansioso, mas os sintomas mais comuns são aqueles que “exageram” sua percepção dos problemas, causando até estresse e dores no corpo.

Caminhos para lidar produtivamente com a ansiedade

Respire, conte até 10 antes de falar e principalmente não gaste energia pensando no que você NÃO quer que aconteça. Assim que um pensamento horrível vier a sua mente, troque-o imediatamente por outro melhor: onde você obteve sucesso e ganhou os prêmios, as pessoas chegaram bem aos seus destinos e enfim, deu tudo supercerto.

Afinal ninguém sabe ainda o que vai acontecer, não é mesmo? Você pode muito bem escolher um cenário futuro bom. Faça isso. Vale colaborar com o “destino”, analisando, calculando os riscos e agindo para minimizá-los. Existem muitos caminhos para lidar produtivamente com a ansiedade e com outros sintomas que levam ao estresse.

Os treinamentos corporativos para mais produtividade e menos estresse da Call Daniel servem a este propósito. Para conhecer os treinamentos que a Call Daniel oferece e que podem amenizar muito a ansiedade de profissionais com alta demanda, clique aqui.

Para mais detalhes sobre o assunto, incluindo tratamentos tradicionais com remédios, consulte as fontes a seguir: AnsiedadeMinha VidaHypeScienceAjuda em foco e Scielo .

Abraços,

[email protected]
Especialista em Gestão do Tempo, Produtividade e Qualidade de vida.

imagem: estilo.uol.com.br

Compartilhar: