Um dado alarmante tem preocupado cada vez mais as autoridades de saúde: o Brasil é o líder mundial em casos de ansiedade e está na quinta colocação quando o assunto é depressão.  

O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que inclusive escolheu como tema para o Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de Abril, o lema “Let’s talk” (“vamos conversar”, em português), com foco nos sintomas da depressão, além das formas de prevenção e tratamento.

Dentre os fatores que têm contribuído com os males por aqui estão o alto índice de desemprego, pobreza, fatores ambientais, genéticos e também o estilo de vida pouco saudável existente em muitas metrópoles, causando estresseem milhões de pessoas. 

Hoje, a depressão atinge 5,8% dos brasileiros e quase 24% da população tem algum sintoma do transtorno da ansiedade. Para entrarmos neste delicado tema, vamos explicar neste post um pouco mais sobre essas doenças. Venha conosco e aprenda mais!

Principais sintomas da ansiedade e depressão

Como irmãs siamesas, tanto a ansiedade quanto a depressão possuem características muito próximas entre si, podendo até mesmo agir em conjunto em determinados casos.

Sendo um problema de saúde pública, a ansiedade causa medo, agonia e uma espécie de paralisia emocional e mental, que pode afetar até mesmo as atividades mais corriqueiras do cotidiano. Dificuldades na concentração, problemas de sono e preocupação excessiva completam os sintomas da ansiedade. 

Muitas vezes, quando não tratada logo no início, acaba gerando a depressão ou até mesmo a síndrome do pânico. Portanto, o diagnóstico precoce é importantíssimo. 

Já a depressão, que tem vários estágios, envolve repetidos processos com progressão de intensidade, como humor melancólico, falta de vontade ou interesse por pessoas e situações e ainda uma perda generalizada de prazer pela vida, que pode acarretar na interrupção total da rotina do indivíduo.

Outros sintomas se assemelham muito com o transtorno da ansiedade: excesso ou falta de sono, abalo da autoestima, isolamento social, distúrbios na alimentação e aceleração dos pensamentos. 

Sentimentos negativos, de culpa e até mesmo ideias suicidas rondam a mente de quem está depressivo; situações que necessitam de um devido tratamento, já que existe um prejuízo imensurável na vida profissional e pessoal dos pacientes. 

Busque sempre um tratamento especializado 

Sabendo que os transtornos mentais são hoje a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, com quedas acentuadas na produtividade, nada melhor do que buscar ajuda caso você esteja enfrentando o problema.  

Tanto a depressão quanto o transtorno da ansiedade possuem tratamento. Profissionais de saúde estão aptos a disponibilizar tratamentos especializados, de terapias individuais ou em grupo ao uso de medicamentos adequados para os casos mais graves.

Ansiedade no Brasil  

Como o Brasil vem colhendo muitos prejuízos no campo profissional por conta dessas enfermidades, é preciso encarar a problemática com grande responsabilidade. 

Dos países da América, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos quando o assunto é depressão. No mundo, a doença já atinge 322 milhões de pessoas.

Em relação à ansiedade, 18,6 milhões de brasileiros convivem com o problema e podem ficar impossibilitados de suas funções caso não seja feito o devido tratamento. 

A própria OMS aponta a depressão como a principal origem da incapacidade profissional e pessoal no mundo e ainda é uma das principais causas dos 800 mil casos de suicídio que acontecem anualmente ao redor do planeta. 

Diante deste cenário nada animador, é preciso encarar com muita responsabilidade o tema, auxiliando e apoiando quem está passando por este delicado momento na vida. Afinal, viver bem é reflexo de várias atividades diárias quer necessitam de disciplina e muita dedicação. 

E aí, gostou do nosso post? Que tal receber mais artigos interessantes como esse assinando a nossa newsletter? Seja um leitor assíduo de bons conteúdos!

 
Compartilhar: