Toda empresa visa ao crescimento no mercado. E sabemos que alcançar tal objetivo não é possível sem uma equipe engajada.

Para isso, a instituição deve priorizar a qualidade do relacionamento com os seus funcionários, pois um profissional que se sente bem no local de trabalho se torna mais produtivo e motivado.

Uma nova ferramenta que vem ganhando espaço no mercado por auxiliar nesse processo é o e-NPS (Employee Net Promoter Score). Ele está agradando empresas nacionais e internacionais por causa dos seus excelentes resultados.

Quer saber mais sobre essa poderosa arma para aumentar a eficiência da sua empresa? Então, continue a leitura!

O que é o Employee Net Promoter Score?

O e-NPS nada mais é do que uma pesquisa de satisfação interna feita com os colaboradores. Uma ferramenta simples, de fácil aplicação e que pode ajudar sua empresa a melhorar de forma significativa o relacionamento com os funcionários.

Os feedbacks obtidos com a pesquisa auxiliam os gestores a reconhecerem e priorizarem os problemas. Assim, poderão traçar um plano de ação rápido que trará resultados satisfatórios.

O que deve conter no e-NPS?

A característica básica dessa pesquisa é o seu tamanho. Ela é prioritariamente curta e simples. Formula-se perguntas diretas como as seguintes.

  • Qual a probabilidade de você recomendar esta empresa como um bom local para se trabalhar?
  • Quão provável seria recomendar os produtos ou serviços desta empresa para um familiar, amigo ou colega?
  • O quanto você recomendaria seu superior imediato como uma boa pessoa para se trabalhar?

As respostas devem vir em uma escala de 0 a 10, na qual 0 é ruim e 10 é excelente.

O que fazer para ter uma pesquisa mais detalhada?

Porém, apenas as perguntas acima não permitirão que se saiba o que deixa um funcionário insatisfeito e o que mais agrada os colaboradores em uma empresa. Caso você queira uma pesquisa mais profunda, após as escalas de nota, utilize perguntas como as que seguem.  

  • Em poucas palavras, justifique sua resposta.
  • O que motivou a sua resposta?

Como categorizar os resultados da pesquisa?

Existe uma classificação para as respostas da escala nessa pesquisa.

As notas de 0 a 6 classificam os funcionários detratores. Esses são aqueles que não gostam da empresa e, provavelmente, falam mal dela.

As notas 7 e 8 classificam os neutros. Esses são indiferentes. Contudo, eles também necessitam de atenção, pois podem gerar problemas no futuro.

As notas 9 e 10 classificam os promotores. São os que gostam da empresa e vestem a sua camisa.

Como calcular os resultados

A equação é simples:

e-NPS = % de Promotores – % de detratores

O resultado entre -100 e 0 indica uma zona crítica. De 1 a 50 indica uma zona de aperfeiçoamento. De 51 a 70 há uma zona de qualidade. E de 71 a 100, uma zona de perfeição.

Como e quando aplicar a pesquisa?

Deve-se optar por um período curto entre uma pesquisa e outra. Seis meses de intervalo é o tempo máximo.

É importante também o anonimato dos funcionários. Ele gera respostas mais sinceras. Portanto, escolha um meio de realizar a pesquisa no qual os colaboradores se sintam seguros para dar as repostas.

Como lidar com os resultados?

Esteja preparado para as respostas da pesquisa. Não desanime com resultados ruins. Eles serão o combustível para o progresso da empresa.

Você pode fazer um gráfico — ou uma linha do tempo — para medir a melhoria com o passar dos meses e anos, pesquisa após pesquisa.

Qual ação ter no pós-pesquisa?

Todo e-NPS aplicado só obtém bons resultados se as atitudes pós-pesquisa forem imediatas. Arquivar as respostas e não fazer nada, ou muito pouco, em relação a elas invalida todo o trabalho realizado.

Ao perceber que seus pensamentos e sentimentos são ouvidos, uma equipe colaboradora tende a ser bem mais engajada e forte. Funcionários felizes contagiam outros funcionários. São eles que, nos corredores, vão falar bem das ações que a empresa realiza, da boa postura dos seus líderes, do valor dos treinamentos oferecidos etc.

Agora que você conhece mais sobre o e-NPS, que tal ficar ainda mais informado sobre assuntos como esse? Para isso, siga-nos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter! Assim, você terá acesso a conteúdos exclusivos! 

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