Com um cotidiano tão corrido exigindo a habilidade de ser multitarefa em diferentes aspectos pessoais e profissionais, saber como gerenciar metas tornou-se um grande desafio para a conclusão de projetos de qualquer natureza.

Nesse sentido, driblar a agenda caótica para concretizar sonhos exige saber trabalhar as prioridades e definir um cronograma para concluir tudo o que se deseja realizar. Por isso, os objetivos e metas são a parte mais importante de um plano estratégico, já que descrevem o que você deseja como resultado.

Em outras palavras, o grande segredo está na organização, visão do propósito e empenho. Juntos, esses esforços formam a energia necessária para alcançar os seus objetivos. Quer saber como gerenciar metas da melhor maneira? Continue conosco nas próximas linhas.

O que é possível fazer para gerenciar metas?

Uma ótima maneira de gerenciar metas com eficiência parte da criação de um plano de ação claro e realizável. Mas, para tirá-lo do papel, é imprescindível considerar todas as distrações a serem evitadas e maus hábitos a abandonar a fim de dar lugar ao trabalho árduo e sério, livre de “desperdiçadores” de tempo.

Veja algumas ideias de como gerenciar metas na prática.

Descreva suas metas e objetivos com clareza

Escrever frases isoladas no papel ou em um arquivo no computador não significa que suas metas têm a clareza necessária para tornar possível seu cumprimento. Peter Drucker, o austríaco considerado pai da Administração, notou isso bem antes de nós e criou o método de configuração de metas SMART. Esta palavra, que pode ser traduzida como “esperto”, é, na verdade, um acrônimo que resume como suas metas e objetivos devem ser apresentados:

  • Specific (específico);
  • Measurable (mensurável);
  • Achievable (atingível ou alcançável);
  • Relevant (relevante);
  • Time-based (baseada em prazos).

Estabeleça prazos

A definição de prazos é eficaz porque eles ajudam a regular o gerenciamento das suas metas e das tarefas necessárias para atingi-las. Consequentemente, também criam em você uma motivação intrínseca.

Desse modo, atribua prazos a cada etapa para garantir que tudo seja concluído em tempo hábil. Para isso, você pode reservar um horário em sua agenda para se dedicar a essas tarefas e definir o prazo limite para finalizar cada item.

Adote bons hábitos

O hábito tem uma força superior em nossas vidas, uma vez que a maioria das nossas ações envolve a criação de hábitos. Para abordar esse tema, o jornalista norte-americano Charles Duhigg escreveu o best-seller O Poder do Hábito.

Na obra, ele explica como a adoção de hábitos fundamentais e a eliminação de maus hábitos facilitam o gerenciamento total da sua vida, seja para emagrecer, seja para ganhar dinheiro. Assim, com bons hábitos, será muito mais fácil administrar seu tempo geral e evitar procrastinação ou desorganização.

Como gerenciar metas com auxílio do Treinamento Mind?

O Treinamento Mind é baseado nas técnicas de Mindfulness (atenção plena). Trata-se de uma abordagem integrativa, baseada no corpo e na mente, que ajuda as pessoas a gerenciarem seus pensamentos, sentimentos e saúde mental.

Por meio de técnicas como meditação, respiração e ioga, o Treinamento Mind contribui para que os indivíduos se tornem mais conscientes de seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais. Com isso, pode fornecer mais percepção das emoções, aumentar a atenção e a concentração e melhorar as relações interpessoais.

Como gerenciar metas e atingir objetivos depende fundamentalmente de esforço, dedicação e persistência, ao aprendermos a administrar nossos pensamentos, será mais fácil conseguir concentração e equilíbrio, afastar a procrastinação e definir as prioridades para o sucesso de nossos projetos.

Quer saber mais como o Treinamento Mind pode auxiliar você, seus amigos, colegas de trabalho e, até mesmo, sua empresa? Entre em contato conosco. Teremos o prazer de sanar todas as suas dúvidas.

Além disso, Baixe nosso e-book para descobrir mais sobre como se organizar no trabalho, dividir tarefas e aumentar sua produtividade. Venha ser GTD! 

Compartilhar: