É natural que exista competição no ambiente de trabalho, afinal de contas, são grupos de profissionais reunidos e interessados em progredir em suas carreiras.

Sentimentos competitivos no trabalho podem, inclusive, desencadear momentos de intensa autorreflexão e serem bons, tanto para você quanto para o negócio. Digamos que você veja alguém cuja carreira está decolando e se pergunta qual ponto está impedindo sua própria ascensão. Nesse contexto, estar em um ambiente competitivo pode contribuir para que você saia da sua zona de conforto e invista em seu progresso.

Porém, quando a competição é alta ― até mesmo estimulada por gerentes que encorajam negativamente as equipes ―, a convivência realmente pode ficar difícil e tornar o lugar um ambiente altamente estressante e insalubre.

Então, como lidar com a competição no ambiente de trabalho para garantir a preservação das boas relações interpessoais e, consequentemente, de sua saúde mental? Confira nossas dicas neste artigo.

Mantenha seu foco

Mesmo que você esteja em um ambiente de competição excessiva, não deixe nenhum colega desviar sua atenção do seu trabalho. Concentre-se em realizar suas atividades de maneira sólida e melhorar continuamente, em vez de gastar energia tentando superar colegas em particular. Ou seja, não entre na competição desenfreada.

Use seu desempenho passado para definir suas próprias metas de crescimento e trabalhe para esses resultados. É mais provável que você tenha sucesso ao se concentrar no seu objetivo positivo de melhoria contínua, em vez de tentar disputar com alguém.

Cultive relacionamentos

Trabalhe para construir e manter relacionamentos fortes com outros colegas, se possível, que se estendam além do âmbito profissional. Laços de amizade dão leveza ao ambiente e evitam que você se concentre em quem é extremamente competitivo.

Essa é uma forma de investir sua energia em ganhar respeito no local de trabalho e se tornar um membro bem valioso para a equipe como um todo. Cumprir compromissos, elogiar os outros, aceitar críticas construtivas, ser disponível e ter uma presença positiva são objetivos virtuosos que afastam você da negatividade de um colega hipercompetitivo, deixando-o para trás.

Aja com integridade

Independentemente de como seus colegas mais competitivos escolhem agir, evite se envolver em qualquer competição mesquinha e paute todos os seus empreendimentos em valores éticos e morais.

Para se ter uma ideia de como isso é valoroso para as empresas: um estudo de 2015, da Universidade de Bentley (Massachusetts, EUA), apontou que 81% dos gestores e recrutadores de empresas avaliam que a integridade é a principal qualidade de um colaborador.

Avalie a cultura organizacional

Observe se a cultura de sua empresa estimula uma competição desenfreada. Se isso for encorajado ― ou ignorado ― pelas lideranças, pode ser perpetuado um comportamento que pode ser prejudicial a você. Se a situação for insustentável e não estiver trazendo nenhum benefício para sua carreira e para seu equilíbrio emocional, talvez seja o momento de buscar recolocação em uma empresa com uma cultura mais atraente para seus ideais.

Lidar com a competição no ambiente de trabalho pode ser altamente desgastante se você não desenvolver a habilidade de gerir suas emoções. Sejam situações saudáveis ou destrutivas, é imprescindível que você conquiste o equilíbrio emocional e resiliência para agir de forma favorável diante dos mais diversos cenários.

Com isso, a prática da meditação é altamente recomendável, a ponto de líderes de grandes corporações relatarem os benefícios para a própria saúde mental e sua performance profissional. Esse ponto de vista é corroborado mundialmente, e um sem-número de profissionais da área da saúde se dedicam a estudar e refletir sobre o poder da meditação como fonte de equilíbrio emocional.

Agora que você já conhece algumas posturas para enfrentar a competição no ambiente de trabalho, talvez queira conhecer mais sobre os benefícios da meditação. Entre em contato conosco!Teremos um imenso prazer em apresentar nossos programas!

Compartilhar: