Você sabia que proporcionar uma aula de meditação nas empresas pode ser uma experiência muito enriquecedora para os colaboradores? Isso se justifica pelo fato de a prática proporcionar o aprimoramento da capacidade de foco e paciência, o que é benéfico para o cumprimento de metas e para melhorar a relação interpessoal, por exemplo.

Por ser um conceito relativamente novo no meio organizacional, é muito comum que os empresários e gestores de recursos humanos tenham dúvidas sobre a importância da meditação nas empresas. Afinal, cada minuto que eles investem em uma técnica é um minuto a menos investido em outro lugar.

Por isso, esclareceremos uma série de questionamentos comuns sobre o tema nos tópicos a seguir. Acompanhe!

O que é uma aula de meditação?

A meditação é uma prática que existe há milhares de anos e é amplamente utilizada no intuito de combater o estresse. Para várias pessoas, ela também apresenta conotação espiritual, mas é sabido que esse não é o único objetivo que pode ser alcançado em uma aula de meditação.

Dessa forma, a prática pode ser útil para que as pessoas conheçam melhor os seus gatilhos emocionais, consigam interpretar seus pensamentos e, assim, tomar decisões mais positivas. Isso é o que aponta Daniel Goleman em seu livro “A arte da meditação“.

Como a aula de meditação funciona?

O funcionamento de uma aula de meditação varia muito, pois depende, por exemplo, da escola seguida pelo ministrante. Porém, de modo geral, elas ocorrem de forma neutra, sem imposições, já que há o entendimento de que cada pessoa tem o seu tempo individual para conseguir meditar.

A meditação é um processo holístico e que proporciona a integração dos âmbitos físico, emocional, mental e espiritual de nossos corpos, o que traz muitos benefícios para os praticantes, que adquirem conhecimento pessoal. Tentar forçar esse estado da mente não seria algo benéfico para o processo.

Geralmente, as aulas de meditação têm a duração média de uma hora, mas isso pode variar. O ideal é que você experimente as frequências e os métodos que lhe parecerem mais confortáveis e convenientes até encontrar o mais adequado à sua preferência individual.

Quais são os principais benefícios e resultados da meditação nas empresas?

Nas empresas, a meditação pode ser útil para que presidentes, diretores e demais colaboradores trabalhem a mente para conseguir ter mais foco, tanto no meio profissional como no pessoal. Considerando que o trabalho ocupa a maior parte do tempo ativo dos indivíduos e representa boa parte de sua identidade, é importante que todos se sintam bem nesse ambiente.

Outros benefícios proporcionados pela meditação são: redução da ansiedade, maior satisfação no ambiente de trabalho, diminuição dos problemas relacionados à depressão e à insônia, aumento do bem-estar e da autoestima, entre outros. Tal realidade foi constatada em um estudo feito por pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tudo isso faz com que o ambiente de trabalho seja mais harmonioso e que as metas e objetivos da empresa sejam mais facilmente cumpridos, pois seu capital humano estará focado nisso. Nessa perspectiva, investir uma hora por dia em uma meditação em grupo dentro da empresa pode trazer um grande retorno ao longo do tempo.

Como são as técnicas de meditação?

Como já dissemos, nenhuma aula de meditação é igual em dois lugares. Cada instrutor segue uma filosofia diferente, o que afeta a maneira como você aprende a meditar. Porém, o esquema geral das técnicas é o mesmo.

O principal foco da meditação é a concentração no próprio corpo. Uma das formas mais tradicionais é fechar os olhos e apenas se concentrar na sua respiração, isolando cada vez mais a mente do mundo externo. Posições e outros adicionais são preferências individuais.

Como iniciar a meditação com o pé direito?

Uma boa aula de meditação depende de você, dos seus colegas e, claro, do preparo de todos. Veja aqui algumas dicas para melhorar a qualidade dessas sessões na sua empresa!

Tenha um espaço confortável

Se o corpo estiver em posição ruim, isso, invariavelmente, vai quebrar a sua concentração e diminuir os efeitos da meditação. Antes de começar, busque uma posição e um lugar que sejam confortáveis. É recomendado ter um tapete acolchoado, mas você pode obter um efeito similar com um colchonete ou com um sofá. Depende apenas do que estiver disponível.

Separe bastante tempo de antemão

Ter que meditar sob a pressão do tempo simplesmente não funciona. É como tentar dormir se forçando a dormir. Por isso, o melhor é separar tempo suficiente para uma sessão completa, com alguma folga, para que todos possam chegar e relaxar, meditar e sair com calma.

Além disso, crie uma rotina de horário. Com uma programação, é possível ter uma preparação mais tranquila, que não interfira nas demais atividades.

Alongue-se antes e depois

Apesar de a meditação não exigir movimentos, é ideal fazer um aquecimento pouco antes de começar, já que alguns exercícios ajudam no relaxamento muscular e na circulação sanguínea. Alongue-se, também, depois da meditação e você logo sentirá o efeito.

Deixe um sorriso leve enquanto medita

Aquilo que você faz e expressa também afeta a forma como você se sente. Por causa disso, é recomendado sorrir de forma leve enquanto se concentra na sua respiração. Essa é uma excelente forma de gerar pensamentos positivos, sem ficar muito exaltado.

Faça tudo profunda e lentamente

Respire fundo e devagar. Feche e abra os olhos com calma quando for necessário. Não há motivo para ter pressa durante a meditação, então o melhor que você pode fazer é diminuir o seu ritmo em todos os sentidos. Encha os pulmões, jogue um pouco mais de oxigênio no sangue e deixe que a sua mente fique um pouco mais em paz por algum tempo.

Como trazer a meditação para a minha empresa?

O treinamento Mind, proporcionado pela Call Daniel, é uma excelente maneira de levar a meditação para a sua empresa. Trata-se de um treinamento que tem a sua qualidade reconhecida e que já é aplicado em organizações de renome, como o Bradesco, a Siemens, a Natura e o Banco Central.

Daniel Burd é um grande estudioso da mente e há anos se dedica a dar aula de meditação, com uma prática ideal para melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre esse treinamento? Então entre contato conosco! Teremos satisfação de contribuir para o aumento da produtividade dos colaboradores na sua empresa.

Compartilhar: