Algumas vezes assistimos um filme cheio de tecnologia com aqueles usuários “hard” teclando numa velocidade incrível e lá no fundo bate uma inveja. Como será que eles conseguem? Eu uso o mouse para 90% dos movimentos no computador.

teclado atalhoAfinal o que tanto é possível fazer com o seu teclado? Será que ele pode mesmo auxiliar meu trabalho? Sim, como tudo que é novo vai exigir treino, mas ele pode sim facilitar muito sua rotina se você gostar desta ideia. Organize melhor o tempo gasto em frente ao pc.


Você pode até tornar-se um ninja dos teclados, mesmo considerando a variedade de programas que utiliza e a dificuldade inicial em decorar os comandos que te interessam. Vai precisar de alguma paciência até descobrir exatamente quais as teclas que funcionam ai, mas a relação custo x benefício pode valer a pena. Assim que você começar a dominar os atalhos do teclado estará com uma organização melhor e perceberá um aumento significativo em sua produtividade. Neste artigo que li eles dizem assim:

“… Você sabe qual é a parte mais lenta do seu computador, a que realmente te limita? Você. …”

Experimente estas dicas:

Dica 1 – Tabela e Gráfico básicos
Experimente algumas das sugestões listadas aqui. Também pode imprimir este gráfico, ele vai ajuda-lo nos primeiros passos pois contém as teclas de atalho mais comuns. Se despertar interesse será um bom indicativo de que vai beneficiar-se com um avanço neste conhecimento.

atalhosteclado700
Dica 2 – Caminho mais fácil
Você vai escolher um aplicativo de acordo com seu programa que mostra o atalho de teclado cada vez que você executar uma ação com o mouse. Por exemplo, se você usa o mouse para clicar em Editar> Copiar, esses programas irão mostrar o atalho (Ctrl + C  para Copiar no Windows ou Cmd para Mac).

 
Sugestão de aplicativos
No Windows, experimente Keyrocket e no Mac  Eva .  KeyRocket para o Gmail é uma extensão do Chrome que faz exatamente a mesma coisa no Gmail.

Dica 3 – Voltar para escola
Você pode melhorar muito através de exercícios que treinam sua memória
Sugestão de aplicativos Shortcutfoo. Ele vai treiná-lo em atalhos de programas como Excel, Photoshop e Gmail.

Dica 4 – Tornar-se um expert
Com um guia de referência rápida você terá uma tonelada de atalhos de teclado diferentes em diversas aplicações. Organize seu tempo para isso. Você pode até selecionar os melhores para colocar num local que possa consultá-los rapidamente. Vai se surpreender com o quanto pode fazer com um teclado.

Dicas de aplicativos
Windows Ultimate 8 atalhos e Cheatsheet para Mac.

Compartilhe estas dicas com seus amigos e até registre sua opinião ou experiência no formulário de comentários abaixo. Principiante ou mestre você poderá ajudar outras pessoas.

+ Produtividade – Estresse
[email protected]
Especialista em Gestão do tempo e Produtividade

Imagem: daskeyboard.com

Compartilhar: