Nosso foco caminha cada dia mais para a produtividade. Sua importância na vida moderna é fundamental, uma questão de sobrevivência. Então vamos… aumentar ou melhorar? Existe diferença?


 

É, existe sim. Aumentar a produtividade é fazer mais, melhorar a produtividade é fazer melhor.

Aumentar a produtividade significa que se ontem você produzia 100 veículos por dia, hoje conseguirá produzir mais que 100. Melhorar esta produtividade significa que hoje você conseguirá produzir os mesmos 100 com mais lucro ou menos prejuízo. Por exemplo, os mesmos 100 carros com menos acidentes no trabalho, gastando menos energia elétrica ou água, diminuindo a poluição ou reciclando os desperdícios inevitáveis.

 

Para muitos de nós poderá ser suficiente apenas aumentar a produtividade. Existem dois caminhos básicos para conseguir isso. Um deles pode ser aumentar a produção trabalhando mais horas, correndo risco de saúde. O outro é sacrificar a qualidade, seja não fazendo uma revisão completa ou usando componentes mais baratos, por exemplo.

 

Existe porém um grupo bem grande de pessoas e empresas, já mais consciente dos benefícios em melhorar a produtividade, não apenas aumenta-la. Ao melhorar você automaticamente estará aumentando, a recíproca não é verdadeira. Criar um bom sistema de gerenciamento pessoal com rotinas que o mantém mais organizado vão deixa-lo mais produtivo ao mesmo tempo que aumentam sua qualidade de vida. Baixe gratuitamente nosso guia Tranquilo e Produtivo.

 

Investir em treinamento corporativo melhora a produtividade da equipe enquanto valoriza sua empresa e seus funcionários. Criar rotinas de manutenção e substituição de equipamentos evita acidentes e economiza em longo prazo. Atender bem o cliente, com qualidade, fazendo bem feito desde a primeira vez é a certeza de um bom boca a boca sobre sua empresa, produtos ou serviços. Está percebendo a diferença?

 

Aumentar a produtividade é menos que melhorar a produtividade. Para aprofundar seus conhecimentos vou recomendar esta cartilha sobre Qualidade e Produtividade, recheada de conceitos e bons conselhos. Ela foi produzida com o apoio do MICT – Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo – Secretaria de Comércio e Serviços  e PBQP – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade.


Abraços

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.



Imagem: revistagestaoenegocios.uol.com.br


Compartilhar: