Antigamente produtividade era ZERAR nossa lista de tarefas. Pronto, missão cumprida. Mas atualmente é impossível conseguir isso em função do volume de coisas a fazer que chega até nós, comenta Daniel Burd. É preciso mudar este paradigma sobre produtividade se pretende sobreviver com sanidade nestes tempos modernos.

things to do today resized 600

 

Ao olhar para nossa lista vemos um volume de coisas impossíveis de serem feitas no tempo que precisamos. No entanto continuam sendo necessárias, importantes, urgentes. Esta é a lista do que você precisa fazer. E agora? Nos treinamentos realizados pela Call Daniel a dúvida mais frequente é essa, como consigo realizar tudo que chega até mim?

Minha lista contém 100 itens para a semana que vêm. Socorro!

A sua também? Então vamos lá, quais as 5 que você consegue fazer? Esta é a pergunta chave para Daniel Burd. Neste momento você tomará a decisão mais importante para a semana que vem. Entenda e aceite, não é possível realizar a lista toda. Você precisará selecionar algumas, escolher entre elas e decidir quais vai efetivamente focar-se para entregar. Sua produtividade será a melhor possível quando tomar uma boa decisão sobre o que acredita conseguir fazer durante a semana que vem e ficar satisfeito com os resultados.

Quando aprender a escolher bem o que é possível, estará realizando com foco e entregando os melhores resultados no que se propôs a fazer.

Sua produtividade diminui muito com a mente tumultuada e confusa pensando em tudo que precisa ser feito, tentando separar o joio do trigo. São “veios abertos”, como diz David Allen, por onde sua produtividade escoa incessantemente. Ao parar de dividir-se e tomar a decisão que sua semana será preenchida com apenas “5” itens passíveis de realização, seu foco o transformará em um gigante. As soluções entregues serão as melhores possíveis. Elas obtiveram tudo que você podia lhes dar em atenção, concentração, criatividade e competência.

Você entenderá o que é produtividade hoje em dia ao sentir-se feliz com seus resultados.

Isso mesmo. Daniel Burd defende que precisamos nos sentir felizes com o que conseguimos entregar. O trabalho recebeu nossa atenção necessária, não fomos negligentes nisso. Não estávamos distraídos ou confusos, dispersos ou sem foco. Decidimos o que fazer e fizemos bem feito. A lista de tarefas pode continuar lotada com seu volume impossível de coisas. É possível realizar todas? Não? Então não sofra por isso. Treine-se para as melhores escolhas e boas decisões.  Não volte atrás nisso, está decidido.


Você estará mais produtivo quando aprender a tomar uma boa decisão sobre o que será feito. Um bom planejamento será aquele que trouxer a sensação de “escolhi bem”. Renove seu conceito sobre o que é produtividade ou jamais conseguirá sentir-se produtivo novamente.

Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: stateofsearch.com


Compartilhar: