O grande poder do GTD para combater o estresse está em capturar TUDO que fica rondando sua mente e depois processar. Se você ainda não conseguiu isso, leia este artigo.

gtd quickref

 

Nem tudo que fica atravessando nosso pensamento é algo ruim, mas pode ser considerado como um fator estressante. São como meteoros que vem de não sei onde e surgem nos momentos mais impróprios. Nem sempre é um problema. Pode ser a lembrança do maravilhoso jantar que programou com seu amor para sábado que vem. Definitivamente este não é um abacaxi a ser resolvido, toda vez que se lembrar disso terá uma satisfação profunda. O que não significa que não o deixou ansioso e é fato que o distraiu. Você perde o foco ao pensar em algo não relacionado com o que está fazendo.

Quando tem o método GTD para CAPTURAR tudo que surge em sua mente, você usa apenas alguns segundos para anotar o pensamento. Rapidamente retoma sua concentração na tarefa, tranquilo que no melhor momento irá PROCESSAR a informação. Só com esta ação já estará combatendo grande parte de seu estresse. Mas o método GTD vai além.

No momento de PROCESSAR o que você capturou use os 3 passos

 

A fazer

= o pensamento, a lembrança que atravessou sua tarefa com ou sem sua permissão

  • Comprar presente da Ana …

  • Ligar entre 15 e 17hs para pessoa tal…

  • Revisar pauta da reunião…

 

Qual a primeira ação? O que pode ser feito de prático aqui?

= não importa quantas são, anote pelo menos a primeira, mas repare que “marcar uma reunião” não descreve exatamente a ação. Você deve lançar algo como “enviar email para marcar a reunião”

  • É possível fazer em 2 minutos? Faça já!

  • Se não é ação é referência a ser arquivada para uso posterior. Ou é lixo, jogue fora.

  • Se é ação e pode ser delegada, delegue.

  • Se precisa ser feita por você e tem data, coloque no calendário.

  • Se não tem data anote nas fichas de ação de acordo com o contexto @casa, @rua, @escritório…

 

Se possui + de uma ação virou projeto. Qual o nome do projeto?

= escolha um bom nome precedido de verbo

  • Usufruir de férias maravilhosas.

  • Montar um relatório mais eficiente.

  • Garantir um encontro inesquecível no Sábado.

  • Acompanhar estágio de vendas da empresa X.


Com a prática você acaba fazendo algumas destas anotações já na captura. Mas isso é com a prática. Não tente pular etapas quando percebe que só atrasam sua evolução. O objetivo do método é tranquilizar a mente, não enlouquecer você. Então não deixe de processar regularmente, ainda que de maneira imperfeita. Você está desenvolvendo um hábito antiestressante.


Será sempre muito importante conseguir bater o olho no calendário e perceber imediatamente quais são os compromissos mais relevantes. Aqueles que terão maior impacto nos seus objetivos. O grande segredo para fazer acontecer é a certeza de que é possível, em passos frequentes e regulares. É assim que o método GTD ajudará a combater o estresse em seu dia-a-dia.


Visite este WIKI com explicações detalhadas do processamento, é muito bom!

Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: gtdportal.pbworks.com


Compartilhar: