Sim, é bem fácil, principalmente se você frequenta redes sociais. Mas basta um grande acontecimento nas mídias, bom ou ruim, uma dor de cabeça ou um resfriado para sua produtividade despencar. A internet não é a única vilã.


dicas napoleao

Manter-se bem informado pode distrair sua atenção, mas o oposto também pode. Num artigo da Proatma encontrei a questão de uma comunicação deficiente como um dos grandes fatores para se perder produtividade na empresa. Ou seja, para perder sua produtividade não precisa muito.


Venho sugerindo aqui no blog, alguns bons caminhos para manter-se o máximo possível tranquilo e produtivo, mas mesmo com muito cuidado ainda ocorrem algumas dispersões. Sabendo disso será uma boa estratégia escolher a meia dúzia de técnicas que melhor funcionam para você. Quem sabe seja dar aquele “stop” e contar até dez para centrar-se novamente e recuperar o foco. Ou levantar e caminhar por alguns poucos minutos para esticar as pernas e circular o sangue. Até dar um pulo rápido em sua rede social favorita para dar algumas boas gargalhadas ou ficar sabendo de algum lançamento quente em sua área de atuação.

 

Não importa muito quais serão as suas eleitas. Elas só precisam funcionar quando mais precisar delas. Para perceber que você se dispersou por algum motivo, será essencial que desenvolva a auto-observação como um hábito. É bem comum passarmos a semana toda tão ocupados com tudo a nossa volta que quase deixamos passar despercebido o que está acontecendo conosco. Por vezes, pequenos sinais já nos indicam que algo vai mal e precisa ser analisado melhor. Uma dor de cabeça suave, uma irritação no nariz, pouca paciência com os colegas de trabalho, falta de apetite, um cansaço meio fora de hora…

 

Você deve estar atento aos sinais de alerta, é um exercício, com a prática você será capaz de perceber rapidamente e corrigir o rumo de seu dia, para recuperar a produtividade perdida em tempo de entregar seus compromissos.

 

No ClikCarreira encontrei um artigo bem humorado descrevendo a experiência pessoal do autor no uso do GTD para não perder sua produtividade. Além disso a minha última descoberta foi o RescueTime, um medidor de uso do seu tempo no computador em versões paga e gratuíta. Quando você tem a informação certa, você pode tomar as melhores decisões sobre como você quer gastar o seu tempo. RescueTime é uma maneira fácil de fazer mudanças produtivas mensuráveis. Ele é executado em segundo plano no seu computador, medindo quais aplicativos, sites ou (opcionalmente) documentos estão sendo usados e por quanto tempo cada um. Bem interessante, vale a visita.

 

Abraços 

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

imagem: kdfreases


Compartilhar: