Na distração. Pode até ser seu chefe, o diretor presidente, um parente doente ou um acontecimento social. Quando seu foco se dispersa, sua produtividade some. Mas tem como solucionar isso? Sim, acredite é possível.

distração

Mesmo considerando a velocidade em que as mudanças acontecem atualmente, tentamos criar uma rotina e mantê-la o máximo possível sobcontrole. Este procedimento é inevitável se você quer obter uma boa produtividade. No entanto a prática diária muitas vezes contradiz nossa teoria tão bem planejada. As 9:00 1ª reunião, as 10:00 emails e telefonemas, as 11:00 2ª reunião, as 12:00 almoço… xiiii, o pneu furou, a internet engasgou, a reunião foi esticada em mais meia hora. Acontecem, todos passamos por isso.

 

 

As exceções fazem parte do processo. Estaremos mais preparados para lidar com elas quando reservarmos 2 ou 3 horas de nossa agenda para estes “imprevistos”. E todo dia em que as exceções não surgirem você vai ficar ocioso neste período? Claro que não. Existem tantas outras tarefas importantes mas não urgentes, ansiosas por sua atenção. Poderá aproveitar estes momentos para dedicar-se a elas.As interrupções vão acontecer e podem até ser boas, preparar-se para aproveitá-las ao invés de apenas “enfrentá-las” é uma saída produtiva.

 

O caminho indicado para lidar com as interrupções pode ser um destes:

  • apenas pensamentos ou lembranças? ANOTE

  • telefonemas? Programe sua secretária eletrônica para notificar que está impossibilitado de atender e retornará em “2 horas”, por exemplo

  • pessoas entrando e falando com você? Vire a plaquinha do “por favor, me dê “meia hora””

  • sons externos? Ligue uma música suave que te agrade para concentrar seus ouvidos nela

  • mal estar, desânimo? Levante uns minutos, ande, respire fundo, beba água.


O que você precisa evitar é a distração. Nos momentos em que reservou para a reunião, esteja nela. Inteiro, atento, dedicado. Não se permita ser interrompido por “bobagens” que podem esperar esta 1 hora e meia de concentração exclusiva. Sem esta possibilidade de dedicação integral para tarefa que realmente será impactante em seus projetos, sua produtividade vai sumir. Seu dia vai parecer muito menor do que realmente é pelo simples motivo que ele acabou antes dos compromissos agendados nele. São 5 minutos ali, 15 acolá, quando perceber seu dia acabou. O acúmulo para o dia seguinte começa a construir uma bola de neve que pode ser difícil conter.


 

Então amigo, segue aqui meu palpite. Desligue o celular, desconecte a internet, coloque avisos de “please, do not disturb” e seja o primeiro a respeitar seu planejamento. Um bloco de hora e meia por vez. Meia hora para extras. Mais hora e meia. Experimente você verá a diferença que estes pequenos blocos de atenção exclusiva vão trazer para sua produtividade.

Existem mais 15 dicas de Tom Coelho que li hoje e gostaria de recomendar para você. Elas elencam detalhes de efeitos poderosos: Regras de Ouro para Viver Melhor.

Deixe seus comentários em nosso blog.

Abraços

+Produtividade -Estresse

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 imagem: ozorganize.wordpress.com


Compartilhar: