Eu capturo gravando o áudio e/ou vídeo, anotando num bloquinho de papel e depois ainda peço aos colegas que compartilhem suas anotações comigo.

describe the image

Selecionamos os assuntos mais importantes ou urgentes para tratar durante as reuniões. Muitos dos comentários devem ser resgatados depois. Como fazer isso?

Antigamente só tínhamos a opção de (tentar) anotar tudo quanto possível. Claro que a maioria de nós não é taquígrafo e muita coisa boa acabava esquecida. Contentávamo-nos em ter, pelo menos, os compromissos assumidos bem claros para dar conta do recado depois.

Graças à tecnologia atual já temos uma lista bem maior de opções. Apesar de as vezes resistirmos a seus usos por pura inabilidade, as vantagens são incomparáveis. Vale o empenho em identificar as opções e testá-las antes da reunião para se certificar de que são confiáveis. Você poderá usá-las depois sem dificuldades.

Para capturar ideias em uma reunião experimente:

  1. Seu celular, smartphone ou tablet

Mesmo nos modelos mais simples existe a opção de gravar voz. Quando existir espaço suficiente (em bytes) no aparelho e competência de nossa parte na manipulação dos apps as opções aumentam muito.

  1. No notebook

Aplicativos como OneNote, Evernote e outros, que rodam off-line, possuem o recurso de gravar. Você pode ir anotando por escrito o que achar mais importante e, no caso do OneNote, por exemplo, ele já identifica o ponto da gravação relacionado a sua anotação digitada.

  1. No bloquinho de papel

Mesmo com toda a tecnologia disponível, nada é mais seguro que o bom e velho bloquinho. Tenha uma caneta sobressalente e use técnicas de anotação eficientes para conseguir registrar o imprescindível.

Pensar em grupo – durante as reuniões – amplia muito as chances de encontrarmos boas soluções. Compartilhar as anotações da reunião com os colegas aumenta ainda mais, pois teremos as visões dos outros sobre o que foi dito. Proponha isso para sua equipe e nos conte os resultados.

Como você tem capturado atualmente as ideias que surgem durante suas reuniões? Tem sido eficiente? Deixe seus comentários para aprendermos com você. Obrigada!

A Call Daniel está com 3 turmas abertas de treinamento com GTD. Clique aqui para saber mais sobre elas.

Artigos relacionados:

As melhores ferramentas para utilizar em reuniões

Outros com assunto reunião

Abraços,

[email protected]

Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade

 

 



 

Artigos anteriores. Você já viu estes?

Podcast Call Daniel – Execução GTD – gravado em setembro/2014

Desta vez temos Daniel Burd e Thais Godinho falando sobre o grande objetivo final do GTD, a execução.

Onde olhar, como lidar com os imprevistos, ferramentas e a importância da priorização realizada no planejamento/revisão para respeitar as próprias disponibilidades de tempo.


Dicas de Outlook: Como Exportar Dados do Outlook para o Excel para totalizar horas

Será que podemos saber quanto tempo estamos gastando com um determinado projeto, ver o valor em horas? Por exemplo, eu criei um projeto reunião e todas as reuniões estão de azul, mas eu consigo chegar no final do mês e dizer: gastei 15 horas em reuniões? Ou eu tenho que calcular manualmente?


Compartilhar: